Prefeituras de Valença e Cairu, 5ª COORPIN e instituições discutem implantação da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher em Valença

Com o propósito de promover melhorias no atendimento às mulheres vítimas de violência, o delegado Coordenador Regional de Policia Civil, Jose Raimundo Pinto, a Prefeitura de Valença, representada pelos secretários, Rosana Moura (Administração), Maria das Graças (Fazenda), Manoel Goes (Governo), a controladora, Fabiane Barreto; o procurador Jurídico, Walter Ferrão Jr. e a secretária de Turismo de Cairu, representando a Prefeitura, Diana Farias, conjuntamente com representantes do Rotary, Lions, CRAM, OAB e Maçonaria, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (10), na sala de reuniões da prefeitura de Valença, discutindo a implantação da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (DEAM) em Valença.

“A meta, em curto prazo, é garantir a vinda dessa unidade para nossa região, humanizando mais o atendimento e favorecendo um maior acolhimento nos casos de violência doméstica. Nossas mulheres precisam se sentir mais seguras e acolhidas. O ideal seria que esse tipo de violência jamais ocorresse, mas como temos que lidar com esses casos, que seja de uma forma mais sensível e menos dolorosa para elas”, avaliou Rosana Moura, Secretária de Administração.

Segundo José Raimundo, o governo do estado já sinalizou a disponibilidade de todo o kit de moveis e equipamentos, e a reforma do complexo da delegacia de Valença. A princípio o equipamento funcionará em um imóvel alugado, até a conclusão da reforma e adequações. “Essa é uma discussão importante que não pode sair de pauta, e é uma preocupação de todos, uma vez que representa uma ferramenta de fortalecimento ao enfrentamento a violência contra a mulher em nossa cidade e na região”, concluiu.

Dados do CRAM de Valença atesta que o órgão atendeu em 2018, 1.245 mulheres, uma demanda crescente de 70 novas atendidas por mês, e, já conseguiu avanços nos casos. De 2010, ano de fundação, a 2017, foram atendidas 2.040 mulheres. Somente em 2017 foram 735 atendimentos. A DEAM será a primeira delegacia especializada, a ser instalada em Valença. *Ascom

Foto: Valdemir Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com