Prefeitura de Cairu e Sebrae implantam programa piloto de educação empreendedora na Sede

por Jamille Soares
Estudantes, professores e corpo diretivo da Escola Municipal Abdon Abdala Ché participaram na manhã desta sexta-feira (19), no Salão Nobre da Câmara de Vereadores, da apresentação do JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, programa do Sebrae que tem por objetivo fomentar a educação e a cultura empreendedora. O JEPP procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida. A ideia é a educação  atuar auxiliando no desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

A unidade escolar foi a escolhida para implantação do projeto – piloto do programa, que deverá ser implementado em 2020 em outras escolas do município – arquipélago.
A equipe técnica da Secretaria da Educação, responsável pela realização da iniciativa, detalhou as etapas do programa que envolverão capacitação dos professores, inclusão de eixos temáticos em disciplinas já existentes e realização de uma feira no final do ano letivo com todo o material produzido pelos estudantes.

A secretária da Educação, Luana Figueiredo, enfatizou o ganho que o JEPP trará para os estudantes. “Esse projeto mudará a história desses jovens, que irão desenvolver o perfil empreendedor, visando incentivar a capacidade criativa dessa garotada com direcionamento, desde cedo, para se tornarem prontos para gerar renda e serem independentes financeiramente. O JEPP direciona ideias, potencializa suas habilidades para que possam usar o que eles tem ao seu redor para atender a demanda de produtos e serviços e fazer a economia girar. É na idade estudantil que esse potencial deve ser estimulado. Professores das disciplinas neio ambiente, cultura e turismo darão ênfase à Educação Empreendedora abrindo caminhos prósperos a nossa juventude na perspectiva do protagonismo e da autonomia, da escola para a vida. Ano que vem, o projeto segue para toda a rede municipal, para estudantes da faixa etária que projeto abrange”, frisou a secretária.

Durante a apresentação, o prefeito Fernando Brito destacou a importância do programa. ” Queremos que os adolescentes cairuenses aprendam técnicas de planejamento e empreendedorismo para que  eles possam ser adultos bem-sucedidos no mercado de trabalho, que gerem renda e emprego na nossa comunidade. Que eles possam sonhar, acreditar no seu potencial e ter sucesso na vida”, pontuou Brito.

Estiveram presentes ao evento o presidente da Câmara, vereador Abdon Ché, a secretária de Governo, Ariana Coutinho, o subsecretário da Educação, Lucas Tadeu, o superintendente da Pesca Aurelino Santos, o agente de desenvolvimento, Fabrício Trindade, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com
Close