Os principais sintomas da intolerância à lactose





Os principais sintomas da intolerância à lactose são desordens gastrointestinais como gases, diarreia, distensão abdominal (inchaço da barriga), podendo ocorrer também constipação (intestino preso), náuseas e vômitos. As pessoas diagnosticadas não possuem lactase suficiente para realizar a separação por completo da lactose (glicose e galactose) presente nos alimentos. As moléculas chegam inteiras ao intestino e, ao invés de serem absorvidas, são fermentadas por bactérias, o que resulta em sintomas de mal estar.

Sintomas de intolerância à lactose:

Desordens gastrointestinais:

  • Gases (flatulência)
  • Diarréia
  • Inchaço na barriga (distensão abdominal)
  • Indigestão
  • Náuseas e vômitos
  • Dores no estômago

Você se identificou com os sintomas?

O mais comum é que, uma vez identificado os sintomas, as pessoas comecem a excluir a lactose da dieta diária. Entretanto, isso não deve ser feito sem acompanhamento médico. A partir da suspeita, procure por uma avaliação adequada. E, mesmo se a intolerância à lactose for detectada, a exclusão total de produtos lácteos não é totalmente indicada. Cada caso deve ser avaliado individualmente por seu médico ou nutricionista. Após avaliação clínica, o profissional de saúde poderá solicitar testes e exames para confirmar a suspeita.

Teste de tolerância à lactose:

O teste de tolerância à lactose é um exame laboratorial no qual o paciente recebe uma dose de lactose via oral e em jejum. Após a ingestão, amostras de sangue são coletadas durante um período de duas horas para verificar se ocorreu alteração significativa no nível de glicose. Caso não tenha ocorrido, indica que a lactose não foi separada em glicose e galactose e, portanto, a absorção não foi satisfatória – indicando quadro de intolerância.

Como a lactose é ingerida para a realização do exame, é comum o aparecimento de sintomas em pessoas com intolerância à lactose durante ou após esse procedimento. A informação é do MSN.

Foto: Boa Forma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *