Opção em boa parte de 2020, Pituaçu volta a ser a casa do Bahia a partir de quarta-feira

A Arena Fonte Nova está fechada para partidas de futebol. Com o aumento no número de casos de Covid-19 e a elevada ocupação de leitos de UTI para tratar a doença, o estádio voltará a ser utilizado como hospital de campanha. Para o Bahia, isso representa voltar a jogar em Pituaçu, estádio que já foi considerado um trunfo, mas que na última temporada foi palco de lembranças ruins.

Em 2020, o Bahia começou a jogar em Pituaçu em julho, após a retomada do calendário do futebol brasileiro. O Tricolor atuou no estádio como mandante em 17 partidas, sendo nove pela Série A, cinco pela Copa do Nordeste e três pelo Campeonato Baiano. Pelo estadual, o time tricolor jogou ainda duas vezes como visitante no local.

Bahia voltará a jogar em Pituaçu a partir de sábado — Foto: Divulgação

Bahia voltará a jogar em Pituaçu a partir de sábado — Foto: Divulgação

Como mandante, o desempenho no estádio foi de oito vitórias, três empates e seis derrotas, um aproveitamento de 52%. Já como visitante, o Bahia acumulou um empate e uma derrota.

Os números gerais não são ruins a ponto de representar um vexame. O problema é que foi em Pituaçu que o Bahia perdeu a Copa do Nordeste para o Ceará. Na época treinada por Roger Machado, a equipe baiana teve a vantagem de disputar os dois jogos da final no estádio que conhecia muito bem. E o resultado, como já se sabe, não foi dos melhores.

No primeiro jogo da final, o Bahia foi derrotado por 3 a 1. No jogo de volta, nova derrota, mas pelo placar de 1 a 0. Além dos resultados negativos que custaram o título regional, o comportamento da equipe foi marcante. O time tricolor foi apático, sem a vibração típica de quem disputa uma decisão.

Na semana seguinte ao vice-campeonato da Copa do Nordeste, o Bahia teve a chance de apagar a má impressão ao enfrentar o Atlético de Alagoinhas pela final do Campeonato Baiano. Mais uma vez, os dois jogos foram em Pituaçu. Foram dois empates e o tricampeonato estadual conquistado após disputa de pênaltis. O troféu teve um gosto amargo, já que a equipe teve comportamento aquém do que se esperava por mais uma vez.

O retorno ao estádio de Pituaçu ocorre após quase quatro meses da vitória de virada sobre o Atlético-MG, pela 17ª rodada da Série A. No próximo sábado, às 18h15, o estádio receberá a partida entre o Tricolor baiano e o Botafogo-PB, pela segunda rodada da Copa do Nordeste.

No ano passado, os dois times se enfrentaram em Pituaçu, pelas quartas de final do regional. Na ocasião, o Bahia venceu por 3 a 1, gols marcados por Ronaldo, Rodriguinho e Fernandão. Rodrigo Andrade descontou para o Belo. *GE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com
Close