O uso frequente de maquiagem contribui com o envelhecimento da pele?

Crédito da imagem: naturalbeautytips.co

Entenda a influência do uso de maquiagem para o envelhecimento e saúde da pele e tire suas principais dúvidas sobre o assunto.

Dentro do universo feminino, é difícil encontrar mulheres que não adora os efeitos de uma boa maquiagem!

Mas será que o uso frequente de maquiagem pode contribuir para os sinais do envelhecimento a longo prazo? É sobre isso que falaremos no artigo de hoje!

Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue a leitura na íntegra!

Maquiagem faz mal para a pele?

Uma verdade é: se o uso de maquiagem fizesse mal para a pele, ela não seria tão difundida pelas mulheres e muito menos serviria para corrigir diariamente as imperfeições.

Mas o uso frequente precisa ser acompanhado de cuidados diários para que não venha a se tornar um pesadelo e contribua para a acentuação dos sinais de envelhecimento precoce.

Quais são os cuidados necessários?

Para que a maquiagem seja usada frequentemente e não contribua com o envelhecimento da pele, é preciso seguir algumas dicas, mantendo todo o tecido saudável e bem cuidado.

Vamos conferir?

1. Sempre retire a maquiagem antes de dormir

Sabe aquela famosa história de tirar a maquiagem para dormir?

Isso não é besteira!

Dormir com maquiagem é altamente prejudicial não só para a estética facial, mas também para sua saúde – principalmente quando isso se torna um hábito.

Quando passamos a noite com maquiagem, o tecido concentra seus componentes somados a toda a sujeira do dia a dia: suor, impurezas, poluição e toxinas, impedindo a pele de respirar.

Como o tecido fica sujo e saturado, não ocorre a renovação celular e há a deposição de elementos indesejáveis sobre a pele.

Com essa obstrução dos poros, surgem os temidos cravos e espinhas e os sinais do envelhecimento (principalmente as rugas) começam a se intensificar.

Então, se você realmente quer rejuvenescer o rosto e evitar hábitos negativos para a saúde da pele, jamais durma com maquiagem – pois seu uso frequente (sem retiradas) pode sim contribuir para o envelhecimento.

2. Procure usar maquiagens de acordo com seu tipo de pele

Além de optar por produtos com colorações e tonalidades que combinam mais com seu biótipo, a associação de maquiagens com tratamentos para acne, por exemplo, pode ser bem interessante.

Consulte seu dermatologista sobre produtos que podem ser aliados ao seu tratamento – como bases que vencem a oleosidade e já vem acompanhadas de protetor solar.

Além de deixar a pele bem bonita e corrigir as imperfeições, você estará somando ainda mais benefícios e minimizando as complicações com o passar do tempo – lembre que as cicatrizes de acne podem ficar para sempre se não forem tratadas, contribuindo para o envelhecimento e aparência negativa da pele.

3. Só use produtos dentro do prazo de validade

Quando o assunto é estética facial, nada de economizar com produtos e utilizar formulações vencidas.

A longo prazo, os componentes vencidos podem levar a formação de manchas na pele e potencializar ainda mais as temidas rugas e linhas de expressão.

Para piorar ainda mais a situação, algumas fórmulas podem ser altamente reativas e até causar alergias, sendo perigosas para a saúde – principalmente em regiões mais sensíveis, como os olhos.

4. Tire o rímel todos os dias

Esqueça a história de dormir com rímel ou não o tirar só porque a maquiagem é à prova d’água.

As máscaras de cílios, quando não retiradas, podem enfraquecer a estrutura do pelo e até gerar sua queda – principalmente a longo prazo.

O grande problema é que a raiz do pelo pode ficar comprometida e piorar ainda mais a situação com o passar dos anos, acabando com essa área tão expressiva – os olhos.

Se você tem dificuldades para fazer a retirada diária, talvez seja melhor optar por versões laváveis, aliando praticidade e saúde, e fazer o uso de demaquilantes mais potentes e de qualidade.

Dicas para manter a pele ainda mais jovem

Se nem mesmo o uso de maquiagem frequente sanar suas imperfeições, pense na possibilidade de realizar procedimentos estéticos para potencializar ainda mais o efeito da maquiagem sobre o seu rosto, evitando exageros.

Além disso, siga essas dicas de beleza, elas poderão deixar as marcas da idade ainda mais longe de você:

• Tenha uma rotina de cuidados saudáveis para a pele, incluindo: hidratação, limpeza, aplicação de dermocosméticos e a retirada da maquiagem (claro!);

• Jamais esqueça de passar o filtro solar (mesmo em dias que o sol não apareça). Além de prevenir o envelhecimento precoce, você estará evitando o melasma e até câncer de pele – contribuindo muito para a saúde;

• Beba bastante água durante o dia (pelo menos dois litros): a hidratação interna também será essencial para manter a pele com espaços bem preenchidos e hidratados, minimizando as rugas – os chás e sucos naturais também são recomendados;

• Capriche em uma alimentação bem saudável e equilibrada. O consumo de alimentos antioxidantes é ótimo para manter os radicais livres longe e ajudar no rejuvenescimento da pele;

• Pratique exercícios físicos sempre que puder e deixe de lado hábitos sedentários. Mesmo que não tenha conexão à primeira vista, pessoas ativas sofrem muito menos com os sinais do envelhecimento – além de serem muito mais felizes!

Outros aspectos importantes
Ainda bem que o uso de maquiagem frequente não faz mal para a saúde da pele e nem colabora com o envelhecimento, não é mesmo?
Mas é necessário estar bem atenta: caso os hábitos relacionados com o uso de maquiagem não sejam favoráveis, ela pode sim ajudar no processo de envelhecimento da pele – funcionando até como inimiga!
Por isso, esteja atenta aos cuidados diários e aproveite todos os benefícios e a boa impressão que uma maquiagem pode causar.
Em caso de dúvidas relacionadas com os sinais do envelhecimento, procure sempre um médico especializado, ele poderá indicar cuidados e até mesmo procedimentos estéticos para deixar sua pele ainda mais jovem e bonita, aproveite!
Gostou do conteúdo de hoje sobre a influência da maquiagem sobre o envelhecimento da pele? Comente logo abaixo suas dúvidas – estamos prontos para atendê-la!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close