Número de crimes contra a vida cai 13% no sul baiano em 2017
O número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) registrados em 2017 caiu 13,2% ao longo de 2017 na Região Integrada de Segurança Pública – Sul. Com o desempenho, 168 vidas foram preservadas naquele ano.
Na região, que possui dois milhões de habitantes, o destaque é para a Área Integrada de Segurança Públia 35, composta pelos municípios Eunápolis, Itapebi, Belmonte, Itagimirim, Itabela, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Guaratinga. A redução no local foi de 17,5%, com preservação de 53 vidas.
De acordo com o major Florisvaldo Ribeiro, comandante da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Eunápolis), os resultados foram obtidos com ações de prevenção e combate ao tráfico de drogas nas zonas ural e urbana, bem como atividades sociais realizadas por meio da Ronda Escolar. “Isso nos ajuda a mostrar que estão seguros onde quer que estejam. Fizemos palestras de conscientização e prevenção, que nos aproximam ainda mais da comunidade escolar”, destacou.
O delegado Moisés Nunes Damasceno, titular da 23ª Coordenadoria de Polícia no Interior (Coorpin), destacou que mais de 80% das mortes foram elucidadas em Eunápolis. “Os responsáveis por mais de 20 casos foram presos e, deois disso, os números de CVLI despencaram”, comemorou.
A Aisp 35 é uma das áreas agraciadas pelo Prêmio por Desempenho Policial (PDP), premiação concedida pelo governo às equipes que conseguem bater meta de 6% no número de crimes violentos letais contra a vida. (BN)