No dia mundial do câncer, Governo do Estado implanta 14 leitos de hematologia no Hospital Geral Roberto Santos

 

Os pacientes com distúrbios hematológicos em fase de diagnóstico e tratamento inicial terão a partir de hoje (4) uma enfermaria com 14 leitos disponíveis no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). A unidade, que é a primeira na rede pública estadual, foi inspecionada pelo secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, nesta manhã.

“Existe uma demanda reprimida por leitos nesta especialidade e tendo em vista que os hospitais Santa Izabel, Aristides Maltez, bem como o Hospital das Clínicas ofertam vagas em número insuficiente, o Governo do Estado tomou a decisão de investir na rede própria, visto que os pacientes de hematologia aguardavam até 30 dias por um leito”, afirma Vilas-Boas, ao pontuar que ainda hoje serão transferidos sete pacientes para a unidade.

Nestes leitos serão admitidos pacientes com quadros de anemias, distúrbios plaquetários, leucocitoses não confirmados ainda como leucemias ou linfomas, além de mielomas e outras doenças em investigação. Também será possível iniciar algumas terapias específicas para leucoses.

A enfermaria de hematologia contará ainda com o suporte da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que dará apoio técnico com profissionais e hemoderivados. Como efeito complementar, a introdução de uma enfermaria de hematologia aperfeiçoa a residência de Clínica Médica no HGRS

“Pelas características dos pacientes, muitos com imunodepressão, doenças autoimunes, alguns infectados, o perfil de pacientes que serão atendidos na enfermaria será mais rico e complexo, proporcionando ainda mais conhecimentos aos estudantes e residentes”, aponta o secretário.

No que tange ao serviço de infectologia e HIV/Aids do HGRS, que inclui a enfermaria de infectologia e o ambulatório de HIV/Aids, estes serão absorvidos pelo Instituto Couto Maia, que é o maior e mais moderno hospital especializado em doenças infecto-contagiosas do Brasil.

Dia Mundial do Câncer

Criado em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Câncer é lembrado todo ano em 4 de fevereiro. *gov

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com