Museus automotivos pelo mundo têm visitas virtuais durante a pandemia; veja como acessar

Durante a pandemia do coronavírus, diversos estabelecimentos não essenciais estão fechados. É o caso de museus, que, pensando em não perder público, além de entreter quem está em casa, abriram suas portas de forma virtual.

No mundo automotivo, vários importantes museus entraram no universo digital, e liberaram visitas online, permitindo que até quem vive a milhares de quilômetros possa conhecer o acervo. Outros, no entanto, já ofereciam tal comodidade.

Veja abaixo algumas opções disponíveis por localidade, e saiba como visitá-los:

Estados Unidos

Petersen Museum

Garagem do Petersen Museum — Foto: Reprodução

Garagem do Petersen Museum — Foto: Reprodução

Um dos maiores e mais importantes museus automotivos do mundo, o Petersen, em Los Angeles, nos Estados Unidos, segue com as portas fechadas para o público.

Porém, todos os dias são realizadas visitas guiadas e gratuitas à uma das garagens do acervo. Os tours de 1 hora acontecem ao vivo, e são conduzidos por um funcionário do Petersen.

Para ter acesso à visita, basta preencher um pequeno formulário. O museu envia para o e-mail um link para acesso. Quem quiser, ainda pode passar por fotos do acervo no próprio site do Petersen.

Mullin Automotive Museum

Outro museu localizado na Califórnia, o Mullin presta homenagem ao período conhecido como Art Deco. Seu acervo tem uma série de veículos das primeiras décadas do Século 20, e inclui uma invejável coleção com mais de 20 modelos da Bugatti.

A “visita” pode ser feita usando o Google Maps. Lá, é possível conhecer um dos salões do museu, e ver exatamente algumas raridades da fabricante francesa, como o Type 57.

Henry Ford Museum

O museu dedicado ao inventor da linha de produção moderna tem um variado acervo, não apenas de automóveis. Há aviões, trens, móveis e livros. Nesta página, é possível acessar parte do conteúdo de forma digital. E, desde 2015, alguns salões estão disponíveis pelo Google Street View.

Em um deles, o museu exibe um exemplar do revolucionário veículo criado por Preston Tucker, pequeno fabricante que desafiou as gigantes de Detroit (entre elas a Ford) e acabou se dando mal.

National Corvette Museum

Imagem do Corvette Museum — Foto: Reprodução

Americanos são tão apaixonados pelo Corvette que até criaram um museu para o esportivo. Com o coronavírus, o local está fechado, mas os fãs não ficaram desamparados. Assim como o Henry Ford Museum, o museu do Corvette também está no Google Street View.

Além disso, a administração criou séries de vídeos temáticos sobre o veículo com novos episódios a cada semana.

Europa

Mercedes-Benz Museum

Vista da área externa do museu da Mercedes-Benz, em Stuttgart — Foto: Reprodução

O museu da Mercedes, localizado em Stuttgart, já reabriu as portas. Mas a empresa manteve as visitas virtuais. O local é um dos museus mais visitados da Alemanha. E também um dos mais importantes para o gênero no mundo. Isso porque a empresa inventou não apenas o automóvel, como também a moto – ambos expostos no último dos 8 andares do museu.

Também fazem parte do acervo: o primeiro caminhão a diesel do mundo, o famoso 300 SL, conhecido como asa de gaivota, e carros de corrida de todos os tempos. No tour, é possível passear por todas as salas, e ouvir o ronco de alguns motores. No fim, ainda vale dar uma olhada na arquitetura do edifício.

Porsche Museum

O museu da Porsche, em Stuttgart, é outro que reabriu as portas há poucos dias. Aos que ainda não podem viajar até a Alemanha, há duas alternativas: uma delas é a visita virtual por conta própria, disponível no site da empresa.

A outra, é conferir a um tour guiado disponível na conta oficial do museu no Instagram.

Lá, um guia não só mostra, como entra nas principais atrações do museu, como o primeiro carro da Porsche como marca, o 356, ou o 911 número 1 milhão, que foi doado a polícia de Stuttgart.

Imagem da área externa do Porsche Museum — Foto: Reprodução

Imagem da área externa do Porsche Museum — Foto: Reprodução

Museus de Ferrari, Lamborghini, Pagani e Ducati

O norte da Itália, uma das mais atingidas pelo coronavírus, é também onde fica o chamado Vale dos Motores. Na região, estão as sedes de empresas como Ferrari, Lamborghini e Ducati, por exemplo.

A Motor Valley, uma associação que reúne algumas dessas fabricantes, fundações ligadas às marcas e autódromos, promoveu uma série de lives, transmitidas diretamente de museus de algumas dessas empresas.

No YouTube, o visitante pode conhecer, em 7 vídeos, as coleções de Ferrari, Lamborghini, Pagani, Ducati, Dallara, além do laboratório da inovação da Maserati. Tudo em inglês ou italiano, se preferir.

Museu da Ferrari pode ser visitado em visita guiada pelo YouTube — Foto: Reprodução

Museu da Ferrari pode ser visitado em visita guiada pelo YouTube — Foto: Reprodução

Centro de Tecnologia da McLaren

O centro de desenvolvimento tecnológico da equipe britânica, em Woking, nunca é aberto ao público. No entanto, a McLaren liberou o acesso virtual ao saguão do belo edifício em Woking. Lá, é possível ver modelos vencedores nas pistas, como a MP4-23 do primeiro título de Lewis Hamilton, na Fórmula 1, ou a MP4/5 pilotada por Senna na conquista de 1990.

Ásia

Honda Collection Hall

Entrada do Honda Collection Hall — Foto: Reprodução

Entrada do Honda Collection Hall — Foto: Reprodução

Localizado no autódromo de Motegi, no Japão, o Honda Collection Hall reúne automóveis, motos e carros de corrida da empresa. Em dois andares, os visitantes virtuais podem conhecer modelos emblemáticos da cultura japonesa, como os kei cars e as cubs.

A interatividade ainda é garantida por vídeos de alguns produtos, com roncos de motores de carros e motos de todas as épocas.

Toyota Automobile Museum

Situado em Nagakute, no Japão, o museu da Toyota também tem veículos de outras marcas, como Porsche e Jaguar. Há alguns anos, visitantes de qualquer lugar do mundo podem passar por alguns salões sem sair de casa, por meio do Google Street View. *G1 Autos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close