Mulheres dialogam sobre fortalecimento das políticas públicas para as mulheres no Sul da Bahia
Foto: Erick Vinícius
Gestoras municipais da Assistência Social e de Políticas Públicas para as Mulheres participaram de um encontro, nesta quinta-feira (20), na sede da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), em Itabuna. O objetivo foi promover um diálogo visando o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres do Território de Identidade Litoral Sul.Na oportunidade, foram apresentados programas e projetos estratégicos desenvolvidos pela Secretaria das Mulheres do Estado (SPM), a partir do Programa Especial Elas à Frente. Este programa é coordenado pela SPM e prevê a execução de políticas públicas para as mulheres em todas as esferas de governo.
Na SPM, essas políticas são desenvolvidas a partir de dois eixos estruturantes. Um
Deles é a inclusão socioprodutiva e a autonomia econômica das mulheres e o outro é a prevenção e o enfrentamento à violência contra as mulheres.
A superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da SPM, Luciana Mota, que representou a secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, destacou a importância do regime de colaboração entre Estado e municípios e ressaltou a necessidade da criação dos organismo de mulheres. “O sistema de políticas para as mulheres nasce nos municípios, e, nesse sentido, estamos prontos para fortalecer e a Amurc tem sido uma parceira significativa nesse território”, declarou.O evento contou com a presença de representantes de 28 municípios, além de instituições governamentais, marcando as atividades alusivas ao mês da mulher, com o objetivo de ampliar o debate acerca da luta pela igualdade de gênero e de direitos das mulheres, com o tema: “A Amurc na promoção da Política Intermunicipal, para o fortalecimento dos Organismos Públicos de Mulheres”.
A secretária executiva da Amurc, Rita Souza, disse que a atividade foi essencial para o fortalecimento e empoderamento de mulheres, utilizando como o espaço o “Março mulher”. Ela ainda destacou que o presidente da Amurc, Elder Fontes, através dessa instituição e dessa pauta, “vem fortalecendo de forma intermunicipal, os municípios associados, num debate em torno da política de equidade de gênero entre homens e mulheres”.
A secretária de Assistência Social do município de Itaju do Colônia, Amanda Tenório, falou sobre a importância desse diálogo com as mulheres, que não se resume ao mês da mulher, mas uma pauta que deve ser tratada durante o ano inteiro. “O momento foi maravilhoso, foi importante para orientar as propostas e projetos com bastante clareza, para termos conhecimento e levar para o nosso município”, destacou.*Com informações da Ascom Amurc
Foto: Erick Vinícius