Motoristas devem redobrar atenção com animais na BA 001

por Joberth Melo | Atualiza Bahia

De repente um boi sai do acostamento e vai parar na pista e no sentido que você segue. O que fazer neste momento? Reduzir e ter a perspicácia de tentar sair da direção do animal. Essa cena e segundos de aflição aconteceu com um motociclista neste fim de semana, que seguia pela BA 001, sentido ao município de Valença, no baixo Sul da Bahia.

Conforme o jovem, os motoristas que utilizam a rodovia BA 001, entre Valença e Nazaré, devem ficar atentos com os animais no trajeto. “Não é a primeira vez que vejo estes animais nos acostamentos, principalmente próximo a cidade de Nazaré. É necessário ter atenção redobrada, pois no meu caso, foi ela que me possibilitou em milésimos de segundos escolher o melhor a se fazer para não colidir com o animal”, afirmou.

Em casos de animais na rodovia, o motorista ou motociclista deve diminuir a velocidade ou até mesmo parar o veículo; não buzinar para não assustar o animal, e avisar aos órgãos destinados ao recolhimento deles.

É importante citar que animal solto na pista é crime e quem responde é o proprietário do animal que pode ser enquadrado no artigo 132 do Código Civil, “que é expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente”. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, quando ocorre um acidente provocado por animal solto na pista, o dono pode ser processado criminalmente.

Atualiza Bahia

Foto: Ilustrativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *