Morro de São Paulo sedia 5ª Mostra de Artesanato e Cultura

Nos dias 12 e 13 de abril, Morro  recebeu a 5ª edição da  Mostra de Artesanato e Cultura de Morro de São Paulo. O projeto é uma iniciativa da Associação de Moradores e Artistas de Morro de São Paulo (Amosp) e contou com apoio da Prefeitura de Cairu, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, além do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Coordenação de Fomento ao Artesanato, vinculado a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) , empresariado local e comunidade dos fazedores de cultura local. O evento foi aberto pela secretária da Cultura Graça Peleteiro   que agradeceu à cadeia do artesanato cairuense por abraçar o Programa de Desenvolvimento do Artesanato Cairuense e aos parceiros  que tem apoiado o programa. O predisente da AMOSP, Marcelo Valente, ambém agradeceu por todo o apoio que o artesão cairuense tem recebido.
Uma programação ampla com diversas palestras realizadas no Auditório da Fortaleza fez parte do evento. Entre elas,  “Formação de Preços” com a consultora do Sebrae Jamile Andrade, ” Gestão de Negócios Criativos” com a também consultora do Sebrae Tatiane Ramos, “O  Patrimônio Local e os Artistas” com a museóloga do IPAC Ana Coelho, “Planejamento para Participação da Produção Cairuense nas Feiras Nacionais de Artesanatos” com a diretora da Secretaria Municipal de Cultura Michel Dhalmann,  já Luciana Emiliana, responsável pela Coordenação do Fomento ao Artesanato (CFA/Setre) falou sobre a importância dos artesãos se organizarem e fortaleceram a sua cadeia, tirou dúvidas acerca do conceito de artesanato, além de apresentar o Selo Bahia Feito a Mão. A 5ª edição do evento contou ainda com participação da artesã de Taperoá, Carla Pimentel.

Na oportunidade, também foi lançada pelos artesãos Omar Malcoff e Jô Menezes a coleção Morro Verde Esmeralda, que traduz as riquezas naturais e límpidas de Morro de Sao Paulo, associada a pedras preciosas da Bahia. Em 2018,  ambos foram selecionados pelo Sebrae para receber uma consultoria do design Ricardo Lyra, como resultado do Programa Municipal de Desenvolvimento Estratégico do Artesanato Cairuense.
Na Praça Aureliano Lima, também conhecida como Praça do Artesanato, foram realizadas oficinas show de prata e cerâmica, além de entregue a  placa da Feira do Artesanato de Morro de São Paulo, esculpida pelo artesão local Sérgio Berrondo. A noite também teve muita música com banda Marizaya e Natália Cunha, além de recital de poesia em homenagem in memoriam para Ângela Toledo, poetisa do Morro. A cobertura fotográfica ficou por conta de Lola Porto, que recebeu capacitação da Setre em Morro de São Paulo. A próxima edição da Mostra de Artesanato e Cultura de Morro de São Paulo já tem data marcada para outubro deste ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com