Ministério anuncia revitalização de 26 barragens que reservam água na Bahia

Um total de 26 barragens na Bahia que reservam água para diversos usos deve ser recuperado pelo governo federal. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6) pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. A Bahia é o estado com o terceiro maior número de barragens a serem recuperadas em 14 estados da federação. Segundo comunicado do ministério, os diagnósticos apontam medidas e estratégias necessárias à reabilitação desses barramentos. Apesar de demandarem atenção, o ministério informou que as estruturas não apresentam risco iminente de rompimento.

Ainda segundo o ministério, o Plano de Ações Estratégicas para Reabilitação de Barragens da União (Planerb) é resultado de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil. Canuto informou que pelo menos R$ 50 milhões estão disponíveis para as intervenções. O ministro informou ainda que o cronograma de execução das atividades ficará a cargo de cada órgão responsável pelas estruturas – Codevasf, Dnocs e a Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), do MDR.

Ainda de acordo com Canuto, a SNSH assumirá os serviços de reabilitação das barragens que eram de responsabilidade do extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS) e que não estão na área de atuação da Codevasf e do Dnocs. *BN

Foto: Reprodução / Blog do Ed Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *