Mergulho na música sinfônica: TCA realiza Pílulas de Verão com cursos gratuitos e virtuais

Card – Cursos de Música – Pílulas de Verão

Em três dias, público poderá ter primeiro contato com temas do universo orquestral

Story – Cursos de Música – Pílulas de Verão

O Teatro Castro Alves (TCA) inicia o novo ano convidando o público a mergulhar na música orquestral por meio de uma experiência introdutória e enriquecedora. Entre os dias 6 e 8 de janeiro (segunda, terça e quarta-feira), as “Pílulas de Verão” dos Cursos de Iniciação ao Universo da Música Sinfônica oferecem uma oportunidade única para quem deseja ter o primeiro contato com esse vasto patrimônio cultural. As aulas, com duração total de 4,5 horas, ocorrerão na modalidade online. Para participar, basta acessar a sala virtual nos horários indicados, com limite de 100 participantes por turma. Os links de acesso estão disponíveis no site www.ba.gov.br/tca.

Cursos de música seguem em formato online_[Foto FernandoGomes]

Serão oferecidas três turmas gratuitas: “Falando da Flauta Doce”, das 10h às 11h30, com Uibitu Smetak; “Três Compositores do Período Romântico: Schubert, Schumann e Chopin”, das 14h às 15h30, com Karina Seixas; e “A Linguagem Musical da Orquestra Sinfônica”, das 16h30 às 18h, com Alexandre Loureiro.

Cursos de Música Sinfônica do TCA [Edson Ruiz_GOVBA].

Os Cursos de Música do TCA, conduzidos por professores da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), são experiências didáticas voltadas para iniciantes, sem a necessidade de conhecimento prévio. O objetivo é despertar a apreciação musical, demonstrando que a música clássica pode ser acessível, envolvente e prazerosa para todos.

FALANDO DE FLAUTA DOCE

Com Uibitu Smetak

Aulas: 6, 7 e 8 de janeiro, das 10h às 11h30

Serão apresentadas peças para flauta doce de três períodos distintos (uma peça em cada encontro): Idade Média, Renascença e Barroco. Depois das audições, um diálogo sobre o universo da flauta doce objetiva esclarecer dúvidas e curiosidades sobre o instrumento: sua história, tipos de flauta, materiais, digitação germânica e barroca, repertório etc. Quem desejar participar tocando também será bem-vindo e poderá, assim, tirar dúvidas de técnica. Os encontros são independentes, o ouvinte pode participar de todos ou apenas de um ou dois deles. Uibitu Smetak é violinista da OSBA.

TRÊS COMPOSITORES DO PERÍODO ROMÂNTICO: SCHUBERT, SCHUMANN E CHOPIN

Com Karina Seixas

Aulas: 6, 7 e 8 de janeiro, das 14h às 15h30

Tem como objetivo aproximar o público leigo do universo da música clássica, proporcionando uma escuta mais refinada das obras desses três grandes compositores. O curso explora as características marcantes da música romântica do século XIX, abordando o contexto histórico-cultural da época, os elementos musicais utilizados por cada compositor e uma breve biografia de Schubert, Schumann e Chopin. O curso é ministrado pela professora de orquestra Karina Martins Seixas.

A LINGUAGEM MUSICAL DA ORQUESTRA SINFÔNICA

Com Alexandre Loureiro

Aulas: 6, 7 e 8 de janeiro, das 16h30 às 18h

Com objetivo de introduzir o público leigo ao universo da música de concerto, o minicurso foca na apreciação de obras criadas para orquestra sinfônica e para as pequenas formações feitas com seus instrumentos (cameratas). São abordadas as características dos instrumentos de uma orquestra, a organização dos naipes, o papel do maestro e o repertório sinfônico. O professor e violinista Alexandre Loureiro, bacharel em Música, possui larga vivência em música orquestral, tendo atuado durante muitos anos na OSBA.Assessoria de ComunicaçãoTeatro Castro Alves 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close