Mano vê segundo tempo ruim do Bahia, admite piora com trocas e preocupação com desgaste

O Bahia fechou a temporada 2020 sem conseguir vencer o Ceará. Na noite deste sábado, na Arena Fonte Nova, o Tricolor jogou mal, sobretudo no segundo tempo, e perdeu para a equipe cearense por 2 a 0. Foi a quarta derrota do clube baiano para o Vozão em cinco jogos no ano – um jogo terminou empatado. 

O jogo desta noite também marcou o retorno de Mano Menezes, que se recuperou da Covid-19. O treinador, porém, recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora do próximo compromisso do time pelo Campeonato Brasileiro, diante do Palmeiras, no sábado. Na análise após a partida, Mano reconheceu o segundo tempo ruim da equipe e se mostrou preocupado com o desgaste físico dos jogadores.

– A coisa mais errada que a gente pode fazer é colocar tudo no mesmo saco e transformar coisas diferentes em iguais. O jogo de hoje teve outra conotação. O Bahia fez um primeiro tempo muito bom. Criamos oportunidades, tivemos volume, controlamos o adversário, sempre rondando a meta do Ceará, exatamente para tentar construir a vitória. Que por detalhe não aconteceu no primeiro tempo. A diferença é que no segundo tempo estivemos muito mal. Com exceção do gol, na posição do goleiro, todas as alterações que fizemos não acrescentaram coisas positivas para a equipe.

– Isso entra dentro de um pacote que vem do desgaste do jogo da Argentina, da superação, da entrega. A gente já mexeu na equipe para tentar dar um pouco mais de saúde, colocar jogadores que não jogaram a maior parte do tempo lá, por saber que eles iriam sentir. Mas, em uma segunda parte, tínhamos uma expectativa melhor, que não aconteceu. A equipe decresceu de rendimento, não repetiu mais, não conseguiu construir quase nada, foi dominada pelo Ceará. Sofreu o gol com desgaste físico grande, não teve força para lutar pelo resultado, pela reação – continua Mano.

– Isso nos deixa preocupados. Teremos situações semelhantes pela frente. Conquistamos a vaga nas quartas de final da Sul-Americana, teremos dois jogos duros contra o Defensa y Justicia. Teremos também grandes adversários pelo Campeonato Brasileiro. Teremos que encontrar soluções para minimizar esse desgaste, que por um lado vem de uma coisa positiva, mas traz efeitos negativos dentro do Campeonato Brasileiro – dIz Mano Menezes.

Mano acredita que as mudanças feitas no segundo tempo, quando colocou em campo Elias, Gilberto, Daniel e Rossi, não melhoraram o desempenho do time.

– Achei que no primeiro tempo fomos contundentes e ousados. Concordo que as alterações pioraram a equipe. Foram piorando. Mas não é questão individual por si só dos atletas que entraram. Entra o acúmulo. O cansaço dos demais que permaneceram e jogaram na terça-feira. O somatório disso tudo produziu, no segundo tempo, um jogo ruim.

O Bahia chegou à terceira derrota seguida no Campeonato Brasileiro e, com os resultados de momento da rodada, estacionou na 13ª posição, com 28 pontos. Antes de encarar o Palmeiras, pelo Brasileirão, o Tricolor tem compromisso pela Copa Sul-Americana. Na quarta-feira, enfrenta o Defensa y Justicia, na Arena Fonte Nova, às 19h15 (horário de Brasília). *GE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close