Luz alerta de lubrificação acesa no painel nem sempre significa nível baixo do óleo

Existe uma falsa ideia dos motoristas de que a luz de alerta do óleo no painel indica que o lubrificante do motor está abaixo do nível mínimo. Não é bem assim: quando a luz pisca (ou acende), pode realmente ser falta de óleo no cárter. Mas o que faz a lâmpada brilhar é falta de lubrificação no motor. Provocada pelo baixo nível de óleo, mas também por diversos outros motivos.

Quando a luz de alerta se acende e o nível da vareta indica falta de óleo, a solução é simples: basta completar. Entretanto, pode acontecer de o nível estar correto e o motorista não entende, pois acha que a lâmpada só se acende quando o nível está abaixo do normal.

Mas é que, neste caso, há um problema no sistema de lubrificação, o que independe do nível do óleo. Ou falta pressão no sistema por algum problema na bomba de óleo, ou algum canal de lubrificação entupido (porque o óleo virou borra), ou pode não ter defeito algum e a lâmpada se acendeu por algum mal contato ou defeito no sensor da pressão. Reze para que seja este último, o mais fácil e barato de ser reparado…

Entretanto, a luz do óleo pode indicar um problema ainda mais grave: excesso de folga entre partes móveis do motor. Existem componentes que se atritam dentro dele, como, por exemplo, os casquilhos (bronzinas) do virabrequim. Seu desgaste excessivo faz aumentar a folga entre eles e cai a pressão.

Isto significa, num português bem claro, que o seu motor esta indo para as “cucuias”, está começando a fundir. Leve-o imediatamente para a oficina que irá desmontá-lo e enviá-lo para uma retífica.

Pode preparar também o saldo bancário, pois esta é uma das despesas mais pesadas na mecânica do automóvel.

Seja lá como for, a luz do óleo é uma das mais importantes do painel (alguns carros esportivos chegam a ter, além dela, um marcador de sua pressão) e alerta para a possibilidade de o motor fundir.

Quando ela se acende, o carro tem que ser levado imediatamente para o posto (se for nível baixo do óleo) ou para a oficina. *As informações são do Hoje em Dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com