Jogadoras do Bahia sofrem racismo em transmissão; profissionais foram afastados

O empate em 2 a 2 entre Napoli e Bahia no último domingo (25), pelo Brasileirão Feminino, foi marcado por mais um caso de racismo. Durante a transmissão da plataforma MyCujoo, o comentarista Edson Florão e o narrador Paulo Cesar Ferrarin fizeram comentários preconceituosos sobre os cabelos das atletas.

“O Bahia, que está aí com a sua vantagem de estatura, com esses cabelos exóticos. Pelo menos meia dúzia (das jogadoras). A Nine (lateral direita) tem o cabelo mais exótico, me parece, dessa equipe do Bahia”, disse Edson.

“Verdade. Eu até ‘tava’ brincando com esses cabelos. Parece a Margareth Menezes (cantora), lá da Bahia”, acrescentou Paulo Cesar.

O que foi dito pela equipe que transmitia o jogo não passou despercebido pelos telespectadores e causou uma grande repercussão negativa. Após o ocorrido, a cantora Margareth Menezes se manifestou e repudiou o ato.

“O fatídico episódio de hoje, durante o jogo Napoli x Bahia, em que comentários preconceituosos foram direcionados às atletas e à artista Margareth Menezes, é algo que não pode ocorrer. Sobretudo em tempos em que estamos discutindo e ampliando diálogos sobre racismo, machismo e sexismo. É absurdo, impensável e inadmissível que discursos como estes sejam normalizados”, disse.

A Confederação Brasileira de Futebol também se manifestou e informou que a dupla foi afastada da plataforma.

“Durante a partida Napoli x Bahia, pelo Brasileiro Feminino A-1, a equipe de transmissão do MyCujoo fez comentários preconceituosos direcionados a atletas do Bahia. A CBF lamenta profundamente o ocorrido e informa que solicitou ao MyCujoo que os profissionais fossem afastados imediatamente das transmissões, o que foi prontamente atendido pela plataforma. Não podemos admitir que o futebol seja palco para esse tipo de comportamento”, explicou.

O Bahia anunciou nas suas redes sociais que vai publicar uma nota sobre o fato nesta segunda-feira (26). (Bahia Notícias)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com
Close