Os antigos Carnavais relembrado em Valença

por Joberth Melo / Atualiza Bahia

Para muitas pessoas o Carnaval é animado quando se tem trio ou um palco com os cantores de sucesso do momento. Em Valença, no baixo sul da Bahia, uma instituição resolveu relembrar os antigos tempos da festa e fortalecer a cultura da cidade. A idealização foi da Filarmônica 24 de Outubro, que saiu com o bloco “Os Desarrumados” no sábado de Carnaval.

Os músicos saíram de um dos bairros mais antigos do município, a Vila Operária. Uns com flautas, outros com trombones, saxofones, puxaram o bloco pelas principais ruas até a Praça da República, que fica no centro. No repertório, as antigas marchinhas e também músicas atuais. Foi um meio de atrair os diversos públicos, que se fantasiaram, dançaram e cantaram.

O nome “Os Desarrumados” tem relação com a caracterização do bloco. Crianças, jovens e adultos se vestem da forma que desejar. “A ideia foi facilitar a presença de todos os participantes e deixar o bloco com um visual diferente”, afirmou o presidente da Filarmônica 24 de Outubro, Nilson Borges.

E muitas pessoas devem achar que é cobrado algo? Se eu disser que não? Um evento totalmente gratuito, organizado há três anos e que todos que participaram não deram quantia alguma. Simplesmente adentraram ao bloco no decorrer do percurso. A realidade é que nem apoio financeiro da gestão municipal e do setor privado tem.

A instituição ainda quer aliar o fortalecimento cultural com uma ação social nas próximas edições. “Vender camisas para o bloco e reverter em doações para instituições que cuidam de idosos em Valença”, segundo Nilson Borges.

Atualiza Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com