Jerônimo Rodrigues é eleito o novo Governador da Bahia
Imagem: Mateus Pereira/GOVBA
por Joberth Melo | Atualiza Bahia
Jerônimo Rodrigues (PT) foi eleito Governador da Bahia pelos próximos quatro anos. O seu vice é o vereador de Salvador, Geraldo Júnior. A eleição foi definida matematicamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando Rodrigues alcançou 52,54% aos 96,34% das urnas apuradas. O ex-prefeito, ACM Neto (UB), estava concorrendo na disputa.
O ex-secretário Estadual da Educação e também de Desenvolvimento Rural foi indicado pelo Governador Rui Costa nesta corrida ao cargo. A campanha contou com o apoio ainda do Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, do ex-governador Jaques Wagner e do senador Otto Alencar.
No primeiro turno, Jerônimo obteve 49,45% dos votos contra 40,80% de ACM Neto.
Sobre Jerônimo Rodrigues
Jerônimo Rodrigues é indígena, natural de Aiquara (BA) e tem 57 anos. Atua como engenheiro agrônomo e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Já ocupou o cargo de assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, secretário executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, secretário nacional do Desenvolvimento Territorial, secretário executivo do Programa Pró Territórios/Cumbre Ibero Americana, assessor especial do ministro do Desenvolvimento Agrário e secretário estadual de Educação da Bahia.
Atualiza Bahia