INSS alerta para golpe da Prova de Vida que usa falsas ligações da Central 135
Foto: Shutterstock
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta sobre um golpe que utiliza falsas ligações da Central 135 para enganar aposentados e pensionistas. Criminosos têm entrado em contato com beneficiários pedindo que digitem “1” ou “2” para suposta confirmação de dados da Prova de Vida.
O órgão esclarece que não realiza Prova de Vida por telefone, SMS ou mensagem, e que nenhum servidor do INSS solicita senhas, dados pessoais, códigos de banco ou transferências de dinheiro.
Atualmente, a Prova de Vida é feita de forma automática, por meio do cruzamento de informações em bases oficiais do governo. Assim, a maior parte dos beneficiários não precisa executar nenhuma ação. Apenas aqueles que não forem identificados nesse processo recebem aviso exclusivamente pelo extrato bancário e podem regularizar a situação pelo aplicativo Meu INSS ou diretamente no banco.
O INSS reforça que pedidos de confirmação de dados, ameaças de bloqueio de benefício ou qualquer contato inesperado devem ser considerados suspeitos. Em caso de dúvida, o beneficiário deve encerrar a ligação e procurar informações diretamente na Central 135, no site ou no aplicativo Meu INSS.


