Hospital Ortopédico do Estado passa a utilizar óculos de realidade virtual no tratamento e reabilitação de pacientes
Foto – Divulgação
Hospital Ortopédico do Estado passa a utilizar óculos de realidade virtual no tratamento e reabilitação de pacientes
Tecnologia ajuda na função motora, equilíbrio e redução da dor
Salvador, 8 de agosto de 2024 – O Hospital Ortopédico do Estado, unidade pública estadual administrada pelo Einstein, adotou uma nova ferramenta para contribuir com o tratamento e a reabilitação dos pacientes atendidos na unidade: uma tecnologia que os “transporta” do mundo real para uma realidade virtual. O dispositivo digital, em formato de óculos, atua como aliado da função motora, equilíbrio e redução da dor em pacientes que foram ou serão submetidos a cirurgias e outros procedimentos ortopédicos.
Com a nova tecnologia, ao ser levado a diferentes ambientes, como de prática de esportes, o paciente é estimulado a realizar movimentos musculares mais específicos, focados em áreas do corpo que precisam de mais atenção, e de forma mais descontraída e lúdica, o que diminui a dificuldade na execução de determinados exercícios e cria uma memória muscular.
“O paciente vai caminhar, se movimentar e fazer as atividades como se estivesse dentro do jogo, mas sempre guiado pelo fisioterapeuta, com ações de desenvolvimento totalmente ligadas ao objetivo do seu tratamento”, destaca Vitor Neri, coordenador multiprofissional do centro de reabilitação do Hospital Ortopédico do Estado.
Além de aliada da função motora, a realidade virtual desvia a atenção dos pacientes da dor, contribuindo com tratamentos menos dependentes de medicações. Um estudo clínico de uma universidade americana, com pessoas com câncer, por exemplo, mostrou que o uso da tecnologia reduziu em cerca de 25% o sofrimento dos pacientes.
Vitor ressalta que os benefícios são sentidos inclusive na pediatria. “Ao distrair as crianças com desenhos e ambientes diversificados, a tecnologia promove um efeito analgésico nos tratamentos mais dolorosos, como os que envolvem uso de agulhas, reduzindo o medo e desconforto desses pacientes”, afirma.
Com a implementação da tecnologia nesta semana, a expectativa é que os óculos de realidade virtual facilitem, cada vez mais, o processo terapêutico nas diferentes áreas do hospital, promovendo mais adesão ao tratamento, assim como melhores resultados.
Sobre o Hospital Ortopédico do Estado
Inaugurado em 04 de março de 2024, o Hospital Ortopédico do Estado, unidade do Governo do Estado da Bahia gerida pelo Einstein, tem estrutura montada para ser o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, oferece serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados, referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, e pelo Sistema de Regulação Ambulatorial em casos eletivos.
A unidade conta com 212 leitos e está equipada com a mais moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.
O Hospital Ortopédico do Estado é a primeira unidade hospitalar administrada pelo Einstein na região Nordeste. Fundado em 1955, o Einstein é uma sociedade civil sem fins lucrativos dedicada à assistência à saúde, ensino, pesquisa e inovação e responsabilidade social, e trabalha para melhorar a equidade da saúde no país.
Darana RP