Hemoba precisa de 15 mil doadores no mês de junho; procura segue baixa

Os estoques de sangue continua com níveis baixos na Bahia. De acordo com a Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia), responsável pelos estoques, será necessário captar 15 mil doadores para o mês de junho. “Precisamos captar de 20% a 30% a mais de candidatos à doação, pois o estoque estratégico para o atendimento das demandas transfusionais precisa estar reforçado. Por conta das festas juninas e brincadeiras com fogos, existe um risco potencial acrescido de acidentes. As urgências e emergências devem estar prontas para receber essas possíveis vítimas”, informou a fundação.

Apesar da demanda, a procura segue abaixo. Ainda segundo a Hemoba, a unidade sede, por exemplo, precisa receber em torno de 200 candidatos por dia. No entanto, está recebendo cerca de 140.

A fundação aponta que o número de doadores até aumentou em relação ao ano passado. Nos meses de abril e maio, a média foi de 12.441 doadores em cada no ano de 2018. Já em 2019, esse número foi de 12.794. No entanto, houve uma queda em relação aos primeiros meses do ano. Os dados desses meses não foram informados pela Hemoba.

Os tipos sanguíneos que mais precisam de sangue são todos os que têm os RH’s negativos (A, B, AB e O), além do tipo O positivo, que também encontra-se em estado crítico. Não há informação, segundo a assessoria, sobre o número exato em que se encontram os níveis do estoque, pois estes se alteram o tempo inteiro.

Esta sexta-feira (14) marca o Dia Mundial do Doador de Sangue. A Hemoba está fazendo uma festa para comemorar o dia no Hemocentro de Salvador. A ação visa conscientizar a população sobre a importância de doar sangue.

Para doar, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, e estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. Além disso, deve portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação. *BN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com
Close