Cairu: Garapuá celebra São Francisco de Assis

Os festejos do mês de janeiro prosseguiram no município-arquipélago de Cairu no último domingo(27), após as celebrações em homenagem à São Benedito na Sede e São Sebastião em Cova de Onça, foi a vez de se celebrar São Francisco de Assis em Garapuá. Os festejos do padroeiro da vila tiveram início há 105 anos, quando uma imagem do santo protetor dos animais foi encontrada na praia por nativos.
As homenagens ao santo começaram logo cedo com uma alvorada de fogos. Em seguida a imagem de São Francisco saiu em romaria até uma fazenda vizinha retornando pelo mar para, então, percorrer as ruas do vilarejo. Após o cortejo, foi celebrada uma singela missa na capela do santo, que fica à beira mar. A celebração deste ano foi especial por comemorar também os 80 anos de dona Arlinda, matriarca nativa da comunidade, que foi homenageada por filhos, netos, bisnetos e tataranetos.
O prefeito Fernando Brito participou dos festejos acompanhado da primeira-dama Adriana Brito, bem como do vice prefeito Maneca Ché, secretários e assessores municipais. A Prefeitura de Cairu promoveu uma bela festa profana com as bandas Karamba, Nenho e Ramon dos Teclados. A animação prosseguiu nesta segunda-feira (28) com a tradicional festa das mulheres que contou com apresentações da banda Sakulejo e Mara Ribeiro.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com