Festival propõe experiência gastronômica no Extremo Sul da Bahia

Público do Festival Gastronômico de Prado na cerimônia de encerramento da última edição. Crédito: Divulgação.

Os sabores do sertão ao mar: esse é o tema central da 18ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Prado, que começa nessa quinta-feira, 10, e vai até o dia 20 de outubro, no Extremo Sul da Bahia. Com patrocínio do Banco do Nordeste, o evento chega à sua maioridade promovendo um dos principais destinos turísticos do estado e aliando a cultura regional às experiências gastronômicas.


Sediado em Prado, o festival propõe um circuito gastronômico entre a cidade e as praias de Guaratiba, Cumuruxatiba e Corumbau, com apresentações musicais, dança, expressões culturais, feira de economia criativa e da agricultura familiar, promovidas por artistas e produtores locais. Durante o Festival Gastronômico e Cultural de Prado, quase 60 restaurantes participantes ofertam pratos de acordo com o tema da edição anual.


De acordo com a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Alcobaça (Acisa), promotora do evento, a proposta central é promover uma experiência multissensorial aos visitantes, com sabores que permeiam desde o sertão baiano até os frutos do mar, atravessando as diversas paisagens e tradições, do sertão ao litoral. “A edição do ano passado movimentou mais de R$ 2 milhões, criou 150 postos de empregos imediatos. O festival é um verdadeiro catalisador de oportunidades, reunindo o melhor da culinária e da cultura regional, atraindo turistas e proporcionando uma experiência gastronômica única”, destaca Geise Roselli. Durante os dias do evento, a expectativa da organização é receber cerca de 100 mil pessoas.


O superintendente estadual do Banco do Nordeste na Bahia, Pedro Lima Neto, destacou a importância do festival para economia da região e a participação do Banco do Nordeste como propulsor do desenvolvimento cultural local. “O Festival Gastronômico de Prado já faz parte da agenda cultural da Bahia e é responsável por atrair turistas, impulsionar a economia e a cultura da região. O Banco do Nordeste se orgulha em apoiar essa iniciativa que traz visibilidade, gera emprego e renda, além de fortalecer a cultura do nosso estado”, destacou o gestor.


Além do incentivo ao empreendedorismo local, o festival também se compromete com a promoção de práticas sustentáveis. Os restaurantes envolvidos são orientados por uma cartilha de sustentabilidade para redução de desperdícios, reciclagem de lonas e a implementação de práticas para redução da pegada de carbono.
 

Público do Festival Gastronômico de Prado na cerimônia de encerramento da última edição. Crédito: Divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close