Festa do Reisado de São Benedito 2025
Fotos Celi Melo
Neste domingo (05), ás 10h, foi realizada a missa festiva no Convento de Santo Antônio, com o tema Somos Igreja Testemunhas de Jesus Cristo peregrino na esperança. A celebração foi comandada pelos freis Pedro Jorge, Igor, Jonaldo e Frei Vitor que trouxeram de Salvador a relíquia de São Benedito que ficou exposta no altar.
A festa do Reisado de São Benedito que tem como costume iniciar no dia 08 de dezembro do ano anterior. O ciclo do reinado de São Benedito, uma das mais esplêndidas e autênticas do século XX.
Diante de sua história São Benedito um homem humilde, que acolhia os menos favorecidos. Homem solidário, um conselheiro tanto dos mais abastados como dos pobres.
Por isso na comunidade tem o hábito de distribuir pães e água benta para todos os presentes, que segundo os devotos garantem fartura na mesa o ano inteiro.
No momento da missa uma fiel deu testemunho de uma graça alcançada pela fé em São Benedito.
Já no final da missa, o prefeito usou da palavra citando que tomou a decisão de tornar essas manifestações culturais como patrimônio imaterial do município de Cairu, que fará também a casa de Réis de São Benedito, e que pretende inaugurar ano que vem, fortalecendo assim o turismo religioso, o convite foi feita ao Pé Everaldo para se fazer presente no dia da inauguração.
Pe. Everaldo que assumiu a Paróquia por sete anos, está deixando o município indo para Itatim. Já no dia 09 de fevereiro assumirá a paróquia de Cairu os Padres Rânio e Pe Jeremias.
Religiosidade e manifestações culturais unidas num resgate em torno da coroação do rei e da rainha negros, determinada por Carta Régia datada de 1.777, assinada por D. Maria I.
Diversas autoridades estiveram presentes a missa nas comemorações de São Benedito, dentre elas o prefeito Hildercio Meirelles, a vice-prefeita e secretária de saúde Cintia Rosenberg, o Desembargador Ivanilton Santos da Silva, secretários e a comunidade em geral.
A festa tem como destaque cultural a mais de 400 anos o Reisado de São Benedito, que faz parte do calendário folclórico e religioso de Cairu. A Chegança, Congos, Barquinha, Filarmônica que fazem parte de cidade, acompanharam o Rei e a Rainha até o Convento para celebrarem a missa.
Um momento em que turistas, visitantes, amigos e filhos de Cairu que atualmente residem em outras cidades vem participar.
No próximo ano a festa de São Benedito terá como organização a família Passos. Os componentes dos reis serão as seguintes pessoa: Rei Péricles Passos e Elle Passos,1º Juiz Luiza e Argeu, 2º Juiz Lázaro e Carmem. Os príncipes estão a decidir.
Fotos Celi Melo
Atualiza Bahia