Facebook admite que 18% dos usuários de ‘app espião’ eram adolescentes

O Facebook admitiu que 18% dos usuários espionados pelo aplicativo Facebook Research eram adolescentes, segundo informou o site americano TechCrunch. Inicialmente, a empresa divulgou que menos de 5% dos usuários tinham essa faixa etária.

A quebra de privacidade de menores é ilegal nos Estados Unidos, onde o uso do aplicativo espião da maior rede social do mundo é investigado.  Segundo a reportagem, a correção do dado foi apresentada na resposta a carta enviada pelo senador Mark Warner que pedia explicações de Mark Zuckerberg sobre o novo escândalo de privacidade.

O retorno, assinado pelo vice-presidente de políticas públicas do Facebook, Kevin Martin, dizia que a empresa admitia que a quantidade de menores afetados era maior que o divulgado. “Na época em que encerramos o Facebook Research na plataforma iOS da Apple, menos de 5% das pessoas compartilhavam dados conosco através desse programa eram adolescentes. Mas a análise mostra que esse número sobe para 18% quando se observa a vida útil completa do programa e também adiciona pessoas que ficaram inativas e desinstalaram o aplicativo.”

Warner perguntou ao Facebook se a empresa achava “razoável” usar os dados pessoais dos usuários para fins comerciais, incluindo o rastreamento do uso de serviços concorrentes. O executivo da rede social respondeu que os usuários não sabiam que a empresa rastreava concorrentes, apenas que os dados ajudariam o Facebook a entender como pessoas usavam aplicativos móveis de modo geral.

A empresa de Zuckerberg também havia dito que a participação de adolescentes precisava de consentimento dos pais. Em resposta ao senador, o Facebook admitiu que “participantes em potencial eram obrigados a confirmar que tinham mais de 18 anos ou dar evidências de que tinham consentimento dos pais, embora não exigissem um formulário de consentimento dos pais assinado.”  O Facebook não quis comentar as informações contidas nas cartas publicadas pelo TechCrunch. (Estadão)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com