Expetativa é otimista para o mercado publicitário nordestino em 2019

Os dados são da pesquisa Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda (VAN Pro), promovida pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO), realizada junto a 174 agências de todo o País

Para 82,3% dos representantes das agências publicitárias do Nordeste, a expectativa para 2019 será melhor em comparação ao ano anterior. Apenas 17,7% acreditam que o ano será igual a 2018. A percepção de que o 2019 será pior foi de 0%. Os dados otimistas são da pesquisa Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda (VAN Pro), promovida pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO).

Quando comparado com o trimestre anterior, o índice de respondentes otimistas na região Nordeste subiu de 36 para 70,6%. Em todo o país, os estados mais otimistas são RN e SC, com 100% e 90%, respectivamente. Quanto ao fechamento do ano de 2018, o resultado não foi dos piores: 62,5% dos respondentes declaram um ano melhor (41,8%) ou igual (20,7%).

Em âmbito nacional, o nível de otimismo observado para 2019 foi melhor para 70,6%, contra apenas 11,3% dos respondentes que esperam um ano pior. Os 18,1% restantes têm a expectativa de um ano igual a 2018. Esse otimismo é melhor (68,2%) quando comparado ao mesmo período do ano passado. Os resultados obtidos nesta mostra foram coletados ao longo das três primeiras semanas de janeiro deste ano e refletem a performance das agências no 4º trimestre de 2018, além das perspectivas para o primeiro trimestre de 2019 e este ano, como um todo.

“A propaganda reflete a motivação de outros setores da economia. Se há um otimismo nos demais setores, ele é rapidamente observado no nosso setor. O índice recorde de otimismo nos enche de esperança por um ano melhor”, afirma Glaucio Binder, presidente da Fenapro. A pesquisa foi respondida por 174 agências de todo o país. Desde o início de 2017, a Federação começou a coletar dados de empresários de agências de propaganda de todo o Brasil, visando acompanhar, trimestralmente, o clima para desenvolvimento de negócios e as expectativas do setor ao longo do ano.

O quadro de Concorrências, com exceção da região Centro-Oeste, onde foi um pouco abaixo, manteve-se praticamente inalterado, com índices semelhantes aos do trimestre anterior. Quanto aos setores da economia mais promissores, a área de Serviços manteve-se a mais relevante, seguida do Comércio e do Setor Público (uma inversão de posição em relação à medição anterior). *AT

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