Exercícios físicos reduzem em 35% o risco de câncer de próstata, diz estudo
Exercícios físicos reduzem em 35% o risco de câncer de próstata-Crédito fotos: Freepik
Exercícios físicos reduzem em 35% o risco de câncer de próstata, diz estudo
Exercícios físicos reduzem em 35% o risco de câncer de próstata, diz estudo-Crédito fotos: Freepik
Um estudo conduzido por cientistas suecos, com resultado publicado pelo British Journal of Sports Medicine, revelou que homens que praticam exercícios físicos regularmente podem reduzir em até 35% o risco de desenvolver câncer de próstata. A pesquisa, que analisou dados de mais de 55 mil pacientes durante mais de uma década, reforça a importância da atividade física na prevenção de uma das doenças mais comuns entre os homens. “Ter um programa de treinamento adequado é fundamental para garantir que os exercícios sejam eficazes e seguros. Trabalhamos para criar rotinas que não apenas auxiliem na prevenção de doenças, mas também promovam a saúde de forma global”, conta Luiz Evandro, Diretor Técnico da Rede Alpha Fitness.
O exercício físico atua de diversas maneiras na prevenção do câncer. Ele ajuda a regular hormônios, melhora o sistema imunológico e diminui a inflamação no corpo, fatores diretamente relacionados à prevenção de cânceres, como o de próstata. No entanto, Luiz Evandro ressalta a importância de um acompanhamento profissional na prática dos exercícios, para que os resultados esperados sejam, de fato, obtidos sem maiores complicações.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A prática regular de exercícios físicos pode reduzir significativamente esse risco, reforçando a importância de um estilo de vida ativo e saudável. “Não precisa ser apenas a musculação. Basta que o praticante identifique um estilo de atividade com o qual se adeque melhor. Assim, essa atividade fará parte de sua rotina de forma mais automática, sem que aquilo represente algo difícil”, finaliza o especialista da Rede Alpha Fitness.
Crédito fotos: Freepik