Exercícios físicos contribuem para boa saúde mental em meio a pandemia da Covid-19

por Joberth Melo | Atualiza Bahia

A pandemia do novo Coronavírus levou as pessoas a ficarem mais em casa, devido a necessidade do distanciamento social. Os contatos entre amigos e familiares mais próximos foram mantidos por meio de aplicativos de mensagens e vídeo. As rotinas de trabalho se alteraram também para a modalidade do home office.

Essas mudanças bruscas além de afetar o emocional de muitas pessoas, também contribuiram para o aumento do sedentarismo. “Com toda essa tecnologia facilitando a vida do ser humano, não podemos deixar o corpo sem movimento. Por isso que para todo tipo de atividades que fazemos precisamos de força, coordenação, aptidão. Nosso organismo tem que estar sempre em movimento”, alerta a professora de Natação e profissional de Educação Física, Alessandra Spinola. Conforme a professora, atividades do dia a dia, como varrer, lavar, cuidar das plantas e dos bichos, e brincar com os filhos, ajudam a manter o corpo mais ativo, além de facilitar o bem-estar.

A prática de atividades físicas também têm contribuído na recuperação de pessoas que tiveram a Covid-19. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as principais sequelas ocorrem no pulmão, coração e no sistema neurológico após a fase aguda da doença. Segundo Alessandra Spinola, é importante incluir uma rotina de exercícios físicos que a pessoa se sinta a vontade de praticar para poder trabalhar todas essas limitações.

Apesar da importância da prática de exercícios físicos na reabilitação pós-covid é necessário o acompanhamento de um profissional de educação física. Ele irá adequar juntamente com o relatório médico quais atividades são essenciais para a pessoa. A volta deve ser gradativa para que as atividades cumpram o devido papel de minimizar as sequelas e recuperar a qualidade de vida após a infecção. Em Valença, academias e grupos de natação já estão em funcionamento, seguindo todos os protocolos de saúde.

Atualiza Bahia

Foto: reprodução – Alessandra Spinola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close