Estudantes da rede estadual baiana participam da quarta edição da Campus Party Goiás
Fotos: Ascom /SEC
Estudantes da rede estadual baiana participam da quarta edição da Campus Party Goiás
A rede estadual de ensino da Bahia está participando da 4ª Campus Party Goiás (CPGoiás4), considerada um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, que acontece até este domingo (1°). Com o tema “Construindo uma geração tecnológica e de IA em Goiás”, a iniciativa reúne entusiastas da tecnologia, inovação e inteligência artificial, entre eles 14 estudantes e quatro professores da rede estadual de Salvador e do município de Elísio Medrado, em um ambiente de aprendizado e troca de experiências, no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia.
Neste ano, a inteligência artificial será um dos motes principais da Campus Party Goiás, atraindo pesquisadores, personalidades internacionais do ramo da tecnologia (como o fundador do Orkut) e expositores de dezenas de startups, entre os quais nove alunos do Colégio Estadual Rubén Dario, localizado na Avenida San Martin, em Salvador. Durante os cinco dias do evento, eles vão apresentar quatro projetos: Bioplástico Sustentável de Mandioca; ODS Fome Zero; Up Charging Tower; e Biocomposteira Sustentável, que foram desenvolvidos ao longo do ano letivo, dentro do programa de iniciação científica, desenvolvido na unidade escolar, seguindo as diretrizes da Secretaria da Educação do Estado (SEC).
O estudante Enzo Alcântara de Santana, 17 anos, que participa com o Up Charging Tower, uma torre para carregamento de tablets, explica o projeto. “Encontramos uma solução para um problema recorrente na escola, que é um lugar fixo para carregar, simultaneamente, os equipamentos de forma otimizada e segura”. Ele destaca, ainda, que o projeto, além de ser sustentável, tem baixo custo com a utilização de materiais presentes na unidade escolar.
Em se tratando de conhecimento e inclusão digital, os estudantes Gustavo Barros da Rocha e Alice Peixoto Campos do Colégio Estadual Democrático Rômulo Galvão, do município de Elísio Medrado, mostram que estão afinados com a temática. Eles apresentam o LearnLoop, site criado para a correção de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com inteligência artificial (IA), de forma automática, atribuindo notas de 0 a 200 para cada uma das competências exigidas. “O ensino de iniciação científica abre um leque de oportunidades para que os alunos descubram o seu potencial e as inúmeras possibilidades de fazer uso adequado dos conhecimentos adquiridos”, avalia a professora Rita de Cassia Argolo Cuevas.
Também sediado na capital baiana, o Colégio Estadual Pedro Marques e Marques, localizado no bairro de São Cristóvão, está apresentando dois projetos que se complementam: o Security Tour, aplicativo voltado para os turistas que visitarem Salvador, e o Ecobracelet, uma pulseira que conecta o aplicativo e os integrantes do grupo. “São dois projetos que oferecem um dispositivo de segurança para os turistas circularem pela cidade. Assim, eles estarão conectados e poderão monitorar os passos de cada integrante”, explica a professora do curso de Turismo, Ivana Patrícia.
A programação do encontro está voltada para assuntos de relevância na atualidade em termos de inovação, empreendedorismo e pesquisa voltada para o segmento da tecnologia, além de destacar as principais tendências para o futuro da sociedade. O objetivo é promover o conhecimento e a inclusão digital, possibilitando encontros entre atores locais e nacionais no intuito de fomentar novas iniciativas no cenário tecnológico, na busca para a construção de uma geração preparada para lidar com os novos desafios.
Fonte: Ascom/SEC
Fotos: Ascom /SEC
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia