Empresas adotam novas práticas e se preparam para retomada após quarentena

Aferição de temperatura, instalação de tapete sanitizantes, readequação dos ambientes e desinfecção das áreas internas e externas são algumas das medidas aplicadas no novo normal

Aferição de temperatura, higienização de calçados, reforço na limpeza de superfícies, barreiras de distanciamento e ampliação de pontos de álcool gel, essas são algumas medidas que farão parte do nosso dia-a-dia no cenário do que é chamado de novo normal. Ainda não há previsão para retomada total da economia, mas alguns setores já começaram a funcionar e buscam se adaptar a essa realidade.

 

A concessionária Bravo Caminhões e Ônibus, que está retornando as atividades gradativamente, adotou uma série de medidas para reforçar a segurança e proteção dos seus colaboradores e clientes. Foram instalados tapetes sanitizantes na entrada da loja para higienizar os calçados antes de acessar o ambiente. Adesivos informativos orientam a circulação dos clientes, que mantém um distanciamento com auxílio de barreiras físicas. Os aparelhos comuns, como máquinas de cartão de crédito e impressoras, foram forrados com uma proteção insulfilme, que é higienizada rotineiramente. Além disso, a equipe de limpeza desinfecta as áreas internas e externas com uma solução a base de cloro, com uma atenção ainda maior para as superfícies, que são consideradas importantes pontos de risco de transmissão do novo Coronavírus.

 
Sinalização ajuda a orientar integrantes e clientes para garantir o distanciamento mínimo

 

“A pandemia nos trouxe lições que precisam ser absorvidas, por isso na retomada não podemos voltar a agir da mesma forma. O novo normal requer mais cuidados e prevenção com a saúde e bem-estar de todos. Pensando nisso, adaptamos nossa estrutura para garantir o distanciamento adequado, além de reforçar a higienização dos ambientes e adotar novas práticas. Acreditamos que retomar a operação é essencial, mas queremos fazer isso de forma segura para nossos integrantes e clientes. Por isso, continuamos com parte da equipe trabalhando em esquema de home office e teremos um retorno gradativo”, explicou Alessandra Lobo, diretora executiva da Bravo Caminhões.

 

Os ambientes de convivência da concessionária foram adaptados para garantir o distanciamento, evitando a transmissão do novo Coronavírus. As mesas dos refeitórios receberam placas de acrílico criando uma barreira de proteção entre as pessoas. Foram instalados sensores de presença nos banheiros para evitar o toque nos interruptores de luz, além da ampliação de pontos de álcool gel.

 

Os serviços de oficina e venda de autopeças, que não foram interrompidos durante a pandemia por serem considerados essenciais, continuam operando com agendamento. Além disso, há entrega por delivery de produtos, evitando o deslocamento até a loja. Antes de sair da concessionária, o material é higienizado para proteção dos clientes.

 
Estrutura das empresas são adaptadas para o cenário de “novo normal”

 

Indústria

 

Responsável pelo monitoramento ambiental, tratamento de resíduos e fornecimento de água do Polo Industrial de Camaçari (PIC), a Cetrel vem adotando medidas desde o início da pandemia para mitigar a sua disseminação, além garantir a operação de empresas cuja produção é essencial para fabricação de produtos utilizados em hospitais e na indústria de alimentos.

 

De acordo com o gerente ambiental da Cetrel, Eduardo Fontoura, as ações mostram o compromisso da empresa com integrantes, clientes, acionistas e com os fornecedores. “Implantamos o teletrabalho para funções administrativas, o reforço na higienização dos ambientes, limpezas adicionais em veículos e ações que garantam o adequado distanciamento social. Ressaltamos também que comunicação para os integrantes e terceiros, buscando manter a moral elevada das equipes e o reforço nos cuidados individuais, com a família, com os colegas e com a sociedade. Todos os integrantes e terceiros foram instruídos a comunicar imediatamente a área de saúde da empresa sobre qualquer caso suspeito ou confirmado para que as medidas adequadas sejam tomadas”, afirma.

 

A Bracell, uma das líderes mundiais na produção de celulose solúvel e de celulose solúvel especial com atuação em 31 municípios baianos, produz matéria-prima para a produção de produtos fundamentais neste momento, a exemplo de máscaras, roupas cirúrgicas, toucas, lenços umedecidos, cápsulas de medicamentos, além de alimentos, tecidos, e muitos outros produtos que proporcionam a segurança e o bem-estar de milhões de pessoas ao redor do mundo. Medidas preventivas junto aos colaboradores, como a medição de temperatura na entrada e na saída, a obrigatoriedade do uso de máscaras, a redução da ocupação nos transportes coletivos e horários alternados nos refeitórios foram ações executadas.

 

Pode ser destacada a intensificação da higienização de todos os ambientes de trabalho e a formação do comitê interno para definir as diretrizes e ações que monitora diariamente os cenários nacional e internacional, de forma a antecipar as decisões e novas medidas a serem adotadas, caso sejam necessárias. De acordo com Guilherme Araújo, diretor geral da Bracell, desde março a empresa toma medidas preventivas em suas operações, em linha com todos os protocolos dos governos estaduais e federal.

 

Os profissionais identificados como “grupos de risco” foram temporariamente afastados e o número de colaboradores presentes em ônibus e áreas de convivência, como os refeitórios, foi reduzido para menos da metade. “A empresa também disponibilizou uma ampla série de iniciativas para promover a tranquilidade, o bem-estar e o apoio psicológico de seus colaboradores. As ações abrangem acolhimento emocional com psicólogos, um pacote de vídeos produzidos por especialistas em bem-estar físico e mental com atividades como relaxamento, yoga e alongamento, além de dicas de cursos online e desenvolvimento pessoal”, ressalta.

 

Varejo

 

Divisórias nos caixas, sinalização da distância de segurança, higienização constante de carrinhos e cestinhas, uso de máscaras, além de protocolos de entrada nas lojas e higienização com desinfecção das unidades. Estas são algumas das medidas que foram adotadas desde março nas 14 lojas da RedeMix, para contribuir na segurança de funcionários e clientes. Em uma nova realidade, o setor supermercadista precisou de adaptar e investir em novas medidas, protocolos e equipamentos, precisando também capacitar e sensibilizar colaboradores e clientes, que se acostumam com as novas rotinas.

Em todas as unidades da RedeMix foram implantadas medidas indicadas pela Organização Mundial da Saúde no combate ao Coronavírus, além do cumprimento integral das legislações municipal e estadual. Dessa forma, além do uso obrigatório das máscaras para circular dentro das lojas, foram incorporadas a sinalização de distância de segurança entre os clientes e a instalação de divisórias entre consumidores e operadores de caixa.  A higienização das mãos pode ser feita nos dispensers sinalizados com álcool em gel, instalados nas áreas de maior fluxo de todas as unidades. Além disso, novos padrões de frequência da limpeza foram incorporados às áreas dos checkouts e SACs, bem como a constante higienização com álcool gel de cestinhas e carrinhos.

As ações para garantir a segurança, porém, vão além de iniciativas e protocolos. É preciso sensibilizar os colaboradores e os clientes sobre a importância de medidas preventivas. Por isso, a RedeMix dá dicas para se prevenir da pandemia, que podem ser escutadas nas lojas, na rádio RedeMix, assim como banners informativos em locais de muita movimentação. A rede de supermercados reorganizou ainda o cronograma de atividades dos colaboradores para evitar aglomerações em setores como reposição e está oferecendo horário preferencial em sete lojas, como foi indicado pelos decretos municipais de Salvador e Lauro de Freitas.

Desde o começo da pandemia de Coronavírus, os funcionários com mais de 60 anos e as gestantes foram afastados do trabalho nas lojas, como medida de segurança. Com isso, foram feitas novas contratações. A entrada de clientes nas lojas também é gerenciada conforme o decreto municipal que estabelece que só é permitido um cliente a cada 9 m², além de limitar o acesso a uma pessoa por família. *AT

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