Em meio a tabu de 11 anos, Bahia encara o Santos em busca da 4ª vitória seguida na temporada
Vinte e nove de agosto de 2012. Você lembra o que fazia nessa época? Possivelmente, não. Lá se vão quase 11 anos. Difícil ter na memória as emoções vivas. E você, torcedor do Bahia, lembra a última vez em que comemorou uma vitória sobre o Santos fora de casa? Pois bem, o mesmo 29 de agosto de 2012. Já são quase 11 anos sem o Tricolor comemorar quando enfrenta a equipe paulista longe de Salvador. Nesta quarta, a equipe de Renato Paiva terá a chance de encerrar este jejum.
O Bahia enfrenta o Santos às 19h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/l/j/WBy3RUQ0e9YiwBXTWwyA/51451132629-7dccc88aed-h.jpg)
Bahia e Santos empataram em 0 a 0 no último confronto na Vila Belmiro — Foto: Ivan Storti/Santos FC
Naquele dia, a festa do Bahia foi de respeito. O jogo marcava a estreia de Jorginho no comando do Tricolor. E com o pé direito. Na luta contra o rebaixamento, o Bahia estava pressionado, precisava do resultado para respirar e foi para o intervalo com uma derrota parcial por 1 a 0. Mas, no segundo tempo, tudo mudou. Mesmo com Ganso e Neymar do outro lado, quem se deu bem foram os tricolores. Neto, Souza e Gabriel balançaram as redes para garantir a vitória por 3 a 1.
Desde então, já foram sete confrontos entre as duas equipes em solo paulista; o Santos venceu seis deles. A única vez em que o Bahia não saiu derrotado foi exatamente o último encontro: em 2021, um empate em 0 a 0 na Vila Belmiro.
Além de tentar quebrar o tabu, o Bahia busca outra marca. Em início de recuperação na Série A, o Tricolor pode chegar, pela primeira vez no ano, à marca de quatro vitórias seguidas. O time chegou perto disso quando venceu as três primeiras partidas de 2023, mas tropeçou em seguida. Agora, com as vitórias sobre Volta Redonda, Vasco e Coritiba, repetiu a marca.
Sequências de três vitórias seguidas do Bahia em 2023
Entre 11 e 18 de janeiro
- Bahia 3 x 1 Juazeirense | 11 de janeiro | 1ª rodada do Campeonato Baiano
- Jacuipense 0 x 1 Bahia | 15 de janeiro | 2ª rodada do Campeonato Baiano
- Bahia 2 x 1 Atlético de Alagoinhas | 18 de janeiro | 3ª rodada do Campeonato Baiano
Entre 27 de abril e 7 de maio
- Bahia 4 x 0 Volta Redonda | 27 de abril | Jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil
- Vasco 0 x 1 Bahia | 1º de maio | 3ª rodada Série A
- Bahia 3 x 1 Coritiba | 7 de maio | 4ª rodada do Campeonato Brasileiro
Quem joga
Para quebrar estas marcas, o técnico Renato Paiva vai ter dor de cabeça para montar a equipe. Destaque do Bahia, Jacaré está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Sem ele, o provável é que Cicinho seja escalado na ala direita, o que vai mudar um pouco a postura do time em campo. Há também a possibilidade de troca no ataque, na vaga disputada por Ademir e Biel.
Além de Jacaré, Paiva não tem vai ter o centroavante Everaldo, que se recupera de uma pubalgia. A tendência é que Arthur Sales comece jogando. Recém-contratado, Vinícius Mingotti é outra possibilidade.
O Bahia deve ir a campo com: Marcos Felipe; Kanu, David Duarte e Rezende; Cicinho, Acevedo, Thaciano e Mathues Bahia; Biel [Ademir], Cauly e Arthur Sales.
O jogo
Santos x Bahia | 5ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Quando: quarta-feira, 10 de maio;
Onde: Vila Belmiro, em Santos;
Horário: 19h (de Brasília);
Time provável do Bahia: Marcos Felipe, Kanu, David Duarte e Rezende; Cicinho, Acevedo, Thaciano e Matheus Bahia; Biel [Ademir], Cauly e Arthur Sales.
Desfalques do Bahia: Jacaré está suspenso; Marcos Victor, Everaldo e Raul Gustavo estão em recuperação de lesão; Danilo Fernandes está na transição;
Pendurados do Bahia: Biel;
Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa/RJ) apita o jogo auxiliado por Leila Naiara Moreira da Cruz (Fifa/DF) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ). Rafael Traci será o operador do VAR, com o auxílio de Johnny Barros de Oliveira e Héber Roberto Lopes. *ge