Educadores dialogam sobre metas e monitoramento do Plano Estadual de Educação

 

As ações estratégicas que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) para o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes foram apresentadas durante reunião do Fórum Estadual de Educação (FEE-BA) realizada, nesta quinta-feira (16), em Salvador, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), que faz parte da estrutura organizacional da SEC. Esta é a segunda reunião com o FEE-BA com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, neste mês de maio, com o principal objetivo de acompanhar e monitorar as metas do Plano Estadual de Educação.

O secretário Jerônimo Rodrigues enfatizou a importância deste permanente alinhamento com o Fórum Estadual de Educação. “Precisamos fortalecer a educação no Estado e esse fortalecimento passa por diversas portas, como a ação da Secretaria, com suas ações pedagógicas, pela formação de um corpo docente cada vez melhor e, também, pelo fortalecimento político do Fórum. É o Fórum que vai apontar onde precisamos melhorar e acompanhar o nosso trabalho. Estamos caminhando de mãos dadas para melhorar a qualidade da Educação”.

Durante a atividade, o subsecretário da Educação, Danilo Sousa, abordou temas como o Currículo Referencial da Bahia; o regime de colaboração com os municípios e a formação docente. O subsecretário também falou sobre o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). “A ideia é que se construa um sistema sólido de avaliação da aprendizagem dos estudantes da Bahia, para que durante todo ano e não apenas em avaliações nacionais, possamos identificar de maneira estruturada como estão aprendendo e quais as dificuldades. Isto é necessário para que tenhamos um monitoramento mais focado, apoiando o professor e a comunidade escolar, para que façamos um processo continuado de formação, monitoramento e recuperação daquilo que os alunos não conseguiram atingir até um determinado momento, para superarmos os problemas de aprendizado”, destacou.

A vice-coordenadora do Fórum, Alessandra Assis, falou sobre os desdobramentos destes encontros com os gestores da SEC. “Ficamos felizes em ouvir dos gestores da SEC a importância sobre a constituição de um sistema de educação para o nosso Estado. É uma pauta importante, assim como os debates sobre o currículo, avaliação e monitoramento e, também, a formação dos profissionais da Educação. São pilares que a Secretaria apresenta como forma de alcançar as metas propostas no Plano Estadual de Educação”, afirmou.

Sobre o FEE-BA – Criado em 2009 e reordenado em 2015, o Fórum Estadual de Educação da Bahia conta com a representação de mais de 50 entidades, órgãos e instituições ligadas a área da Educação e dos movimentos sociais. Em 2016 liderou a construção do Plano Estadual de Educação, implementado pela Lei 13.559/2016, e contribui para a avaliação e monitoramento das políticas educacionais do Estado.

Foto: Marvin Kennedy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com
Close