É possível uma mulher não perceber que está grávida?

Uma surpresa, do nada. O Bem Estar mostrou que os casos de gravidez surpresa não são tão raros. Para falar sobre o assunto, conversamos com o ginecologista José Bento. Ele explicou que até o terceiro mês de gestação pode ser mais difícil perceber o crescimento da barriga porque o feto ainda é muito pequeno. Entretanto, após o terceiro ou quarto mês, a barriga começa a ter uma leve protuberância.

Aumento da vontade de fazer xixi, aumento da mama, aparecimento da linha na barriga, aumento de corrimento, sono e movimentação do bebê. Esses são alguns sinais da gestação que podem acabar passando despercebidos.

O ginecologista lembra que uma gravidez é diferente da outra. “Não quer dizer que a mulher, não tendo os sintomas, não quer dizer que ela não esteja bem. O fato dela não ter enjoo, não ter sono, não urinar demais, nada disso quer dizer que a gravidez não esteja correndo bem”.

José Bento explica que o pré-natal é muito importante. Por isso, se a mulher sentir qualquer desconforto abdominal, ela precisa procurar um especialista. “Ele [o pré-natal] protege tanto a saúde da mulher quanto do bebê”.

Alguns casos

O casal Lana Maria Wigand e Arthur Felipe Wogram, ambos de 27 anos, descobriu a gravidez 19 dias antes de o bebê nascer. Segundo eles, a gravidez foi totalmente inesperada, já que a Lana não teve nenhum sintoma de gestação. Além disso, ela estava com o ciclo menstrual regular e usava anticoncepcional.

No mês passado, uma brasileira – tripulante de um navio de cruzeiro – quase deu à luz em alto mar. No trajeto entre o porto de Santos (SP) e Barcelona, foi montada uma mega operação de resgate. Após os primeiros atendimentos, a mulher foi içada e retirada de helicóptero do navio. Agora está tudo bem com o bebê.

Em 2015, outro caso surpreendente aconteceu em Olinda. Uma mulher, que já tinha 12 filhos, deu à luz mais um, sem saber que estava grávida. Ela teve dores na barriga, pediu para ser levada ao pronto-socorro, e antes que o táxi chegasse, a bebê nasceu na rua.

E em 2005, a jogadora de basquete Silvia, que integrou a seleção brasileira, só se deu conta de que estava grávida no sétimo mês de gestação. O abdômen sarado ajudou a esconder a barriguinha de grávida.

Gravidez e menstruação

Não é possível menstruar grávida. A mulher pode ter um sangramento leve até o terceiro mês, no começo do ciclo menstrual, porque o embrião ainda é muito pequeno e o saco gestacional não cobre toda parede do útero. A descamação ocorre na parte do endométrio, onde o saco gestacional ainda não encostou. Porém, esse sangramento tem um fluxo bem menor e só dura até o terceiro mês. Após esse período, a mulher grávida não menstrua. O que pode acontecer são os escapes. *G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com
Close