Doenças oculares aumentam cerca de 20% no Verão; oftalmologistas explicam como se proteger

Ilustração- Freepik

O Verão exige cuidados redobrados com a saúde, inclusive dos olhos. Segundo especialistas da área, nesta época do ano a incidência das doenças oculares aumenta em 20%, a exemplo da conjuntivite. Para a médica Carla Cordeiro Vita, oftalmologista do DayHORC, uma das unidades da Rede Integrada Opty, isso acontece, principalmente, pela alta circulação de vírus e bactérias , que pode ser influenciada por comportamentos sociais, como maior interação em ambientes externos e aglomerações, que acabam facilitando a transmissão desses agentes infecciosos.

“Sensação de corpo estranho nos olhos, secreção amarelada, lacrimejamento e vermelhidão são alguns dos sintomas da conjuntivite, que pode ser de origem viral, bacteriana ou alérgica, sendo a primeira mais contagiosa e comum”, explica Carla Cordeiro Vita. Ela ainda ressalta que nem sempre olho vermelho é sinônimo de conjuntivite. Esse sintoma, em específico, também pode ser provocado por úlceras de córnea, uveíte, blefarite, dentre outros. Portanto, somente o médico oftalmologista é capaz de distinguir a causa da irritação nos olhos.

Para amenizar o desconforto, o oftalmologista Ricardo Chagas – do Instituto de Olhos Freitas, que também integra a Opty na Bahia, recomenda fazer o uso de compressas frias ou geladas sobre os olhos, no caso da conjuntivite viral. “Mas, é necessário sempre passar por uma consulta oftalmológica para avaliação de cada caso e prescrição do tratamento mais adequado, evitando riscos de agravamento do quadro, a exemplo de perfuração da córnea”, ressalta o médico.

Conjuntivite tóxica

Ainda no contexto do Verão, também pode existir a conjuntivite tóxica provocada pelo protetor solar, usado em excesso nesse período, como explica o oftalmologista Marcelo Paiva – que atua na Oftalmoclin – outra unidade da Opty. “Na prática, por conta do calor, o suor acaba levando para dentro dos olhos partículas dos produtos que são utilizados no rosto, especialmente os filtros solares, provocando, assim a conjuntivite tóxica, que só é diagnosticada por um oftalmologista”, detalha.

Marcelo Paiva ressalta que o uso do protetor solar é necessário e fundamental, no entanto é preciso haver cuidado, espalhando o produto corretamente sobre a pele e evitando a aplicação em excesso ao redor dos olhos, para que o produto não escorra com o suor. Além disso, o médico destaca a importância do uso de outras barreiras solares e de proteção para os olhos, como fazer uso de chapéus e bandanas, não esquecendo dos óculos de sol com filtro UVA e UVB.

Prevenção

Quando o assunto é cuidados com os olhos associados ao Verão, Murilo Barreto, oftalmologista da OftalmoDiagnose – também da Opty, lista algumas dicas importantes.

•        Lave bem as mãos antes de ter contato direto com os olhos.

•        Não compartilhe toalhas de rosto e objetos.

•        Aumente a frequência de troca de toalhas.

•        Lave as mãos antes e depois do uso de colírios, lentes de contato etc.

•        Não compartilhe o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza.

•        Evite a exposição a agentes irritantes (fumaça) e/ou alérgenos (pólen) que também podem causar a conjuntivite.

Durante o tratamento:

•        Não use lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite.

•        Evite coçar os olhos para diminuir a irritação.

•        Evite usar maquiagem.

•        Não se automedique. Procure sempre um oftalmologista.

Sobre a Rede Integrada Opty

Fundada em 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas tendo como investidor os fundos geridos pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. A rede aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. Nesse formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas e concentra seu foco no exercício da medicina. Visite: www.opty.com.br

Lume ComunicaçãoCatharine Matos / Sílvio Tudela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close