Desfile Cívico em Salvador celebra 200 anos da Independência do Brasil na Bahia
O bicentenário da Independência do Brasil na Bahia foi lembrado com um desfile cívico em Salvador, neste domingo (2). O ato, que saiu do Largo da Lapinha com destino ao Terreiro de Jesus, tem o intuito de relembrar a vitória dos brasileiros na guerra travada na então província da Bahia contra as tropas portuguesas.
O governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito de Salvador, Bruno Reis, estiveram presentes e iniciaram os ritos, com o hasteamento das bandeiras e colocação de flores no busto do General Labatut. Ao longo do cortejo, o presidente Lula se integrou ao desfile e ao lado do chefe do executivo estadual seguiu até o Terreiro de Jesus.
“A gente não percebe os heróis e as heroínas, que construíram esse momento, nos livros. As pessoas que escreveram a história da gente, escreveram na lógica do colonizador. Estamos agora reescrevendo e cada passo é fundamental para referenciar o conceito nosso de independência, autonomia e soberania”, citou o governador Jerônimo Rodrigues em entrevista coletiva.
As comemorações do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia ainda contaram com uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça, no Largo da Lapinha.
À tarde, os carros dos caboclos chegam a Praça do Campo Grande, onde ocorre também o acendimento da Pira do Fogo Simbólico.
Atualiza Bahia