Dado minimiza histórico recente contra o Ceará e destaca final: “Melhores times do campeonato”


O Bahia mais uma vez estará frente a frente com o Ceará em uma final da Copa do Nordeste. Em 2015 e 2020, o Tricolor viu o time cearense levar a melhor e ficar com o título regional. A partida de ida da revanche está marcada para o próximo sábado, às 16h (de Brasília), no estádio de Pituaçu, em Salvador.

O histórico recente de embates entre Bahia e Ceará também é desfavorável para a equipe baiana. A última vez que o Tricolor bateu o Vozão foi em 2018, pelo segundo turno da Série A do Campeonato Brasileiro. Desde então, os dois times se enfrentaram sete vezes, com cinco vitórias do Alvinegro e dois empates.

Dado Cavalcanti falou sobre partida contra o Ceará, marcada para sábado — Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Dado Cavalcanti falou sobre partida contra o Ceará, marcada para sábado — Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O retrospecto não é bom, mas o técnico Dado Cavalcanti não enxerga os números com preocupação. Em coletiva de imprensa concedida antes do treino desta quinta-feira, ele comentou o tema e minimizou a pressão provocada pelo tabu contra a equipe cearense.

– Retrospecto não entra em campo. Nós vamos procurar fazer nosso trabalho, que estamos fazendo, construindo uma história com o grupo na temporada 2021. Com jogadores que nem sabem sobre isso, por isso que essa condição não será internalizada. Nossa dificuldade será o confronto contra um time qualificado, time forte, com defesa expressiva. Nosso foco é justamente na busca de possibilidades para que a gente consiga passar por esse adversário, vencer essa defesa, vencer o confronto e trazer o troféu para Salvador.

A final da Copa do Nordeste contará com um embate entre dois times com índices expressivos em setores diferentes. O Bahia tem o melhor ataque da competição, com 20 gols marcados. O Ceará, por sua vez, tem a melhor defesa, com apenas três gols sofridos.

Para Dado, a decisão vai além de um bom ataque contra uma defesa ajustada. Na avaliação do treinador, o título será decisivo pelas melhores equipes do torneio.

– Duelo bem interessante. Melhor ataque contra a melhor defesa. Acredito muito que os dois melhores times do campeonato estarão se enfrentando na final. A preparação, em todos os momentos, contra todos os adversários, sofre ajustes. Existe um direcionamento para o adversário, o que não será diferente contra o Ceará.

– Final não tem favorito. Duas equipes que qualquer uma delas pode vencer, ser campeã. Minha expectativa é entrar em campo com nível de concentração elevado, mesmo nível de competitividade dos jogos decisivos que enfrentamos anteriormente. A final está em aberto. Não tenho dúvida que serão dois grandes jogos. Confrontos entre duas grandes equipes. Então, histórico, retrospecto, favoritismo, tudo isso fica em segundo plano na hora da decisão – completou.

Para o jogo de ida contra o Ceará, Dado deve contar com Nino, Gérman Conti, Rossi, Rodriguinho e Gilberto, que ficaram fora da goleada sobre o Guabirá, na última terça-feira, pela Sul-Americana. O treinador, contudo, não garantiu o retorno de todas as peças para sábado.

– Não tive possibilidade de descansar ninguém. Tive a infelicidade de não contar com todos os atletas. Isso pode acontecer inclusive para sábado. Se a linha do raciocínio for de descansar, pode ser que alguns descansem sábado. Não confirmamos ainda a inclusão de todos os atletas à disposição para o jogo. Talvez alguns, pelo pensamento, condição de jogos sucessivos, achem que tiramos alguns atletas para descansar. Não descansamos ninguém. Tiramos do jogo quem não podia jogar. Espero que todos estejam à disposição. Temos um treino amanhã para equacionar todas as possibilidades de nossos jogadores, para que todos estejam inteiros para fazer os três jogos da melhor forma possível.

A tendência é que o treinador monte o Bahia com Matheus Teixeira; Nino, Germán Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick de Lucca, Daniel e Thaciano; Rodriguinho, Rossi e Gilberto. *GE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com
Close