Da falta de oportunidades à titularidade: Soares muda status no Vitória e vira vice-artilheiro

Aquele discurso de, aos poucos, conquistar o seu espaço dentro de um time cabe bem para o meia Soares, do Vitória. Contratado pelo clube em setembro de 2019, ainda quando era mais conhecido pelo apelido Bolota, o jogador passou um longo período sem ser aproveitado até que, em março de 2021, ganhou espaço com as boas atuações até alcançar a titularidade.

Em 2020, Soares entrou em campo apenas uma vez nos dez jogos em que foi relacionado. Ainda quando Eduardo Barroca treinava a equipe, a situação do jogador virou assunto em entrevista coletiva, e o técnico respondeu que a falta de oportunidades acontecia devido a disputa interna.

E mesmo quando Rodrigo Chagas assumiu o time do Vitória, não mudou de imediato a situação do meia, que seguiu sendo pouco aproveitado no começo de 2021. O primeiro jogo de Soares como titular foi contra o Atlético de Alagoinhas, no Campeonato Baiano, quando marcou um gol. No fim de semana seguinte, foi titular diante do Santa Cruz, pela Copa do Nordeste. A partir de então, passou mais de um mês sem entrar em campo até ganhar uma nova oportunidade.

Soares tem quatro gols no ano — Foto: Pietro Carpi / Divulgação / EC Vitória

Soares tem quatro gols no ano — Foto: Pietro Carpi / Divulgação / EC Vitória

Entre fevereiro e março, Rodrigo Chagas foi questionado várias vezes sobre a falta de chances para Soares. Na época, o treinador elogiava o meia, mas não apontava uma razão específica para sequer colocá-lo em campo durante as partidas.

Em abril, quando recuperou espaço, Soares entrou no primeiro tempo do jogo contra o Doce Mel, pelo Campeonato Baiano, mas foi substituído na segunda etapa. Na época, Rodrigo Chagas explicou que Ruan Nascimento se encaixava melhor naquilo que ele pensava de estratégia de jogo.

Entre idas e vindas, Soares ganhou de vez a titularidade no empate em 1 a 1 com o Juazeirense, no dia 21 de abril. Ele marcou o único gol do Rubro-Negro na partida. O duelo contra o Cancão de Fogo iniciou uma sequência de cinco partidas seguidas para o meia. Em uma delas, contra o Ceará, pela semifinal da Copa do Nordeste, ficou em campo por 90 minutos, um feito inédito com a camisa rubro-negra.

E tem dado certo. Nos últimos cinco jogos do Vitória, Soares marcou três gols. O último, na estreia do time na Série B contra o Guarani. Na temporada, o meia soma dez partidas, seis como titular, e quatro gols marcados. Já é o vice-artilheiro do time ao lado de David e só atrás de Samuel, que tem seis gols.

Soares tem nova oportunidade de melhorar os números pelo Vitória nesta quinta-feira. No Barradão, o Rubro-Negro recebe o Internacional na partida de ida da 3ª fase da Copa do Brasil. O confronto tem bola rolando às 19h (horário de Brasília). *ge

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close