Curta usa clonagem de voz para “exportar” conteúdo brasileiro e revolucionar indústria de entretenimento digital

Empresa passou a investir na internacionalização de conteúdo e exportação de influenciadores
 

Fonte: Pixabay

O YouTube se tornou um dos impulsionadores da Economia Criativa no Brasil e no mundo. Dados da Oxford Economics mostram que, somente nos Estados Unidos, o ecossistema criativo do YouTube gerou US$35 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2022. E influenciadores brasileiros passaram a apostar na internacionalização de seus canais para se tornarem conhecidos mundialmente. O lançamento dos canais na versão espanhola de suas estrelas do gaming brasileiro, Athos Lopers, são bons exemplos disso: em apenas 80 dias, o canal de Athos teve 1 milhão de inscritos e mais de 80 milhões de visualizações, e o de Lopers, mais de 100 mil inscritos e 15 milhões de visualizações.
 

Percebendo a necessidade crescente dos influencers brasileiros em apostar na tecnologia como aliada para a expansão de negócios, a Curta, hub de entretenimento voltado a influenciadores multiplataforma, está investindo em estratégias para a internacionalização de conteúdo e exportação de influenciadores. A empresa utiliza tecnologia de clonagem da voz dos próprios influenciadores, por meio de Inteligência Artificial, para criar estratégias completas de divulgação de canais de seus influencers com dublagem em inglês e espanhol. Além dos canais de Athos e Lopers, outros influenciadores que já apostaram na estratégia internacional, como Spike Bricks, canal com apenas dois meses, 1,5M views e 20 mil inscritos; e o novíssimo Gamer Costa, canal internacional que existe há cerca de um mês e já possui 45 K views.
 

Conforme elabora Pedro Gelli, sócio-fundador da Curta, “o YouTube brasileiro ainda não leva os criadores à monetização que um canal americano, por exemplo, levaria. Aqui, os ganhos de RPM (Receita a Cada Mil Visualizações) são muito menores do que nos Estados Unidos, por exemplo, o que mostra uma oportunidade de negócios e uma urgência em internacionalizar canais brasileiros”, explica o executivo. No entanto, Gelli alerta que a ideia não é inserir o vídeo em inglês dentro do canal brasileiro do influenciador, mas sim criar um canal novo no idioma em questão e toda a estratégia de divulgação em outros países, para que eles possam monetizar também fora do Brasil.
 

Por enquanto, há vídeos sendo traduzidos e adaptados para o inglês e o espanhol, mas a Curta não descarta a possibilidade de ter em sua estratégia outros idiomas no futuro, como o japonês, por exemplo. A Curta enxergou a crescente tendência de canais internacionais serem dublados para o português e notou um gap no mercado, pois até então, poucos youtubers brasileiros se aventuraram neste território e conseguiram fazer a migração do conteúdo do português para outros idiomas. Assim, a empresa resolveu dar esse passo. De acordo com Lucas Continentino, sócio-fundador da Curta e responsável pela área de vendas da empresa, “isso abre novas oportunidades de trabalho e parcerias para esses profissionais, que podem alcançar um público ainda maior”. A expectativa é que a solução da Curta traga mudanças importantes para o cenário de entretenimento e exportação de conteúdo trazendo a possibilidade de atingir bilhões de pessoas a mais.
 

Sobre a Curta Hub
 

A Curta é o maior hub de youtubers na América Latina, com 52 criadores de conteúdo focados em entretenimento e games, como Robin Hood, Natan por Aí, JazzGhost, Problems, Lucas Clash On e Família dos Rosas. O diferencial da Curta é o modelo de negócio, baseado em parcerias em que os influenciadores podem se tornar sócios da Curta e receber porcentagens da participação de lucros. A Curta já trabalhou com mais de 200 marcas, como Ubisoft, Samsung, Scopely, L’oreal, Amazon, Google, Tencent, Activision, Epic Games, entre outras. Juntando todos os canais, possui mais de 300 milhões de inscritos e 4 bilhões de visualizações mensais. A Curta teve um faturamento de R$ 18 milhões em 2023. Saiba mais no site da Curta.
 

Relacionamento com Imprensa

Natália Diogo /Fernanda Brabo / Anne Morais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close