Consumir bebida alcoólica antes de dormir atrapalha a qualidade do sono, dizem especialistas

Por Bem Estar

Você é daqueles que toma uma cervejinha para relaxar antes de dormir? Apesar do álcool dar sonolência, ele atrapalha a fase profunda do sono, afetando a qualidade do descanso. Para falar sobre o assunto e dar dicas de como mudar esse hábito, o Bem Estar recebeu nesta quinta-feira (20), dois neurologistas: Fernando Morgadinho e Dalva Poyares, que também é medica do sono.

Dormir bem e de forma contínua é importante, já que, sempre que uma pessoa acorda durante a noite, volta ao estágio inicial de sono. E isso pode interferir em alguns processos que só ocorrem na fase mais profunda, esse é o caso da bebida alcóolica.

 Estudos confirmam que a bebida altera o sono porque, primeiro, ela acelera o início do sono, em seguida, faz com que a pessoa caia em um sono profundo. A sonolência também é relativa porque a medida que a pessoa fica resistente, vai precisar de uma dose cada vez maior de álcool para conseguir o mesmo efeito.

Além disso, o álcool também potencializa distúrbios do sono como apneia, ronco e insônia. Os sintomas de uma noite mal dormida são: cansaço, sonolência durante o dia, dor de cabeça, dor muscular e memória prejudicada.

O sono tem quatro fases:

  • Fase 1: transição da vigília para o sono, quando ficamos sonolentos.
  • Fase 2: sono leve, quando a respiração e frequência cardíaca diminuem, os músculos relaxam e a temperatura abaixa.
  • Fase 3: o corpo funciona mais lentamente.
  • Fase 4: REM – o sono profundo, que é o reparador, que faz com que a gente descanse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com