Como está o cuidado com o seu sistema imunológico?

Foto: Divulgação | Pixabay

A alimentação equilibrada é uma ótima alternativa para fortalecer o sistema imunológico e fazer com que o corpo consiga se defender da melhor forma, caso seja infectado. Ao longo da pandemia, a população tem recorrido a esse olhar mais criterioso quanto ao consumo de alimentos ricos em vitaminas, sobretudo com as variantes do coronavírus em circulação que têm acometido pessoas de diferentes faixas etárias.

De acordo com a nutricionista do Sistema Hapvida, Cíntia Menezes, ingerir a recomendação diária de consumo de vitaminas e sais minerais encontradas nos mais variados tipos de alimentos pode deixar o organismo mais protegido contra vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças, como a Covid-19. “São muitas as situações que podem aumentar a presença de radicais livres no nosso organismo e consequentemente enfraquecer o sistema imunológico, inclusive o estresse emocional que estamos vivenciando, e para enfrentar a pandemia é necessário o reforço da imunidade por meio de uma alimentação saudável”, explica a especialista.

Entre as substâncias que a nutricionista destaca importantes neste período estão as vitaminas A, C, E, além das que compõem o complexo B. Ainda de acordo com Cíntia, a hidratação adequada é uma excelente aliada nas infecções virais. “É essencial que o indivíduo faça sempre o uso de uma água que seja segura não só para consumo, mas também para lavar as mãos, frutas e hortaliças, bem como durante o cozimento de alimentos e a lavagem de louças e utensílios”, relata. Entretanto, além da alimentação, outras questões podem atrapalhar o bom funcionamento do sistema imunológico, a exemplo do sono prejudicado, consumo de bebida alcoólica, uso de drogas, falta de higiene no preparo dos alimentos, ausência da prática de atividade física e até mesmo mudança climática.

Cardápio Próprio

Engana-se quem pensa que para reforçar a imunidade basta sair por aí comendo o que “deu certo” com outras pessoas. Cíntia explica que a individualidade bioquímica é um pilar fundamental na nutrição funcional, responsável pelas condutas personalizadas para cada indivíduo, onde o planejamento de cardápio depende dessa avaliação. “Se o indivíduo considerar evitar o consumo de alimentos industrializados disponíveis nas prateleiras dos supermercados, preferindo o consumo de alimentos in natura como frutas, legumes, verduras e hortaliças já é um excelente começo, mas o ideal é procurar a avaliação de um profissional especializado em Nutrição Funcional”, orienta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com
Close