Como combinar as cores dos móveis?

por Mayk Souza

Saber como combinar as cores dos móveis é essencial para decorar a sua casa, não apenas com tudo o que você quer, mas também com coisas que vão favorecer o ambiente e cada item dele.

Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas simples e práticas para você realmente saber como cuidar desta parte da decoração, sem precisar pagar um profissional.

Vamos começar?

Entenda que estilo é algo pessoal

Para começar, é interessante pensar que a escolha das cores e dos móveis é algo bastante pessoal.

Como resultado, são itens escolhidos a partir do estilo pessoal, do ambiente, da praticidade e muito mais.

Justamente por isso, é importante ter em mente que copiar o ambiente de outra pessoa não significa que você vai ser feliz ali, já que o local não vai ficar do SEU jeito.

Portanto, entender que o estilo pessoal de cada um muda, é único e deve ser respeitado é fundamental.

Lembre-se que, na maior parte das vezes, as pessoas criticam um determinado ambiente ou decoração apenas porque aquilo não combina com elas.

Combinar as cores dos móveis – Conheça as cores frias e quentes

Neste segundo tópico, é importante começar a pensar que as cores são classificadas em dois grandes grupos, geralmente pela sensação que elas causam.

As cores quentes são conhecidas por deixarem o lugar mais aconchegante, geralmente estimulando os sentidos.

Justamente por isso, são mais indicadas para espaços como sala e quarto, principalmente para os móveis que você vai se sentar ou deitar, como sofás, almofadas, travesseiros, etc.

Já as cores frias são aquelas indicadas por causarem uma sensação de distanciamento, mas que também podem trazer a sensação de calma e paz.

Como resultado, são indicadas para as cozinhas, escritórios e salas de jantar.

Entre as principais cores quentes estão:

  • Amarelo;
  • Marrom;
  • Ocre;
  • Laranja;
  • Vermelho, etc.

Já as principais cores frias incluem:

  • Cinza;
  • Verde;
  • Violeta;
  • Azul;
  • Ciano;
  • Índigo;
  • Roxo, etc.

Se estiver na dúvida, as cores quentes são aquelas que causam uma sensação de temperatura, como calor e alegria.

Por outro lado, as cores frias são aquelas que transmitem calma, esperança, reflexão e tranquilidade.

Importante

Em um mesmo ambiente, é possível utilizar cores quentes e frias, desde que sejam em pontos estratégicos.

Por exemplo, em um quarto cinza, você pode adicionar cortinas em um tom amarelo ou mesmo colocar almofadas laranja em um sofá roxo.

Se você estiver pensando em mudar a decoração de um determinado ambiente, a Oriental Móveis em Santos tem uma série de itens com diversas tonalidades. Inspire-se!

Use uma base neutra sempre que ficar na dúvida

Entre as dicas de como combinar as cores dos móveis, uma boa opção é sempre optar por uma base neutra.

Por exemplo, suponha que você tenha um lindo sofá reclinável e retrátil que seja marrom. Como resultado, você já tem uma cor forte e quente no ambiente.

Desse modo, é possível utilizar almofadas de cores mais neutras, como branco, para deixar o ambiente mais leve.

Ao mesmo tempo, você pode optar por paredes e cortinas mais neutras, mas adicionar pontos de cores frias, como um tapete cinza ou um abajur ciano.

Móveis metalizados para combinar as cores dos móveis

Os móveis metalizados fazem cada vez mais sucesso entre as opções residenciais por uma questão simples: deixam o clima com um estilo mais industrial.

Ainda que não sejam recomendados para espaços muito pequenos, é possível aderir a prática de diferentes maneiras. Exemplo disso são pessoas que possuem um loft com o espaço todo aberto.

Neste cenário, o ambiente já é metálico e moderno, sendo possível adicionar móveis com cores metalizadas para deixar tudo moderno.

Já para os apartamentos, a dica é adicionar essas cores nos pés das cadeiras e mesas e até na moldura dos espelhos e puxadores.

Para deixar o ambiente completo, opte por paredes de tons mais claros, cor de madeira nos móveis e frias e claras para móveis de descanso.

Dica de ouro: o cinza combina muito com os móveis metálicos e você pode utilizar essa cor em diferentes tons.

Escolha móveis que sejam interessantes para o seu espaço

Entre as dicas de como combinar as cores dos móveis, está a necessidade de realmente escolher itens que sejam funcionais e não apenas bonitos.

Isso porque, encher o espaço pode deixar ele sobrecarregado, o que não é nada interessante.

Justamente por isso, os móveis planejados fazem tanto sucesso: são simples, encaixam em todos os cantos e ainda evitam o desafio de ficar procurando diferentes peças que combinem.

Ao mesmo tempo, é preciso ter um certo cuidado ao optar por cores que estão na moda, já que, no ano seguinte, elas podem sumir dos catálogos.

Portanto, o ideal é sempre aliar as cores quentes e frias pensando no seu estilo e gosto pessoal.

Já para escolher as cores que estão em alta, adicione pequenos objetos, que não impactam tanto no bolso, como um relógio, uma moldura, quadro ou até mesmo um tecido no sofá.

Como combinar as cores dos móveis – Na dúvida, tenha calma na hora de comprar

Por fim, é preciso ter em mente que a escolha dos móveis residenciais deve ser feita com cuidado, já que se trata de algo que vai ficar na sua casa por muito tempo.

Desse modo, nenhuma escolha deve ser feita às pressas ou mesmo sob a influência de outras pessoas, sejam amigos, familiares ou vendedores.

Seguindo essa linha, é preciso ter calma na hora de fazer qualquer compra, avaliando se o móvel vai combinar com o que já tem naquele espaço.

Por exemplo, suponha que você já tenha uma sala de estar pronta e queira apenas comprar uma poltrona. Então, é preciso pensar em como essa poltrona pode ser para se encaixar no ambiente, tanto na questão de tamanho, cor e tudo o mais.

Logo, não compre nada apenas porque alguém está dizendo para comprar ou de maneira desesperada. A recomendação é pensar um pouco mais sobre o assunto e sempre ver quais são as opções que as lojas oferecem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com
Close