Como aumentar seus seguidores nas redes sociais

As redes sociais já são parte do nosso cotidiano e se tornaram imprescindíveis para quem busca marcar sua presença no meio digital. Elas tornaram possíveis novas formas de relacionamento entre as pessoas ao redor do mundo.

A evolução da humanidade aconteceu, basicamente, por meio das interações sociais ainda na pré-história, com os primeiros esboços de comunicação. E de lá para cá, essa comunicação foi passando por diversas transformações.

Foi um longo percurso até chegar às redes sociais. Passamos por jornal, telefone, televisão, carta, e-mail e, finalmente, as redes sociais! São elas que comunicam, que moldam, que transformam o cotidiano de milhares de pessoas diariamente.

Mas hoje, não basta apenas ter conta em uma rede social. É preciso gerar engajamento, principalmente para quem pretende fazer das redes sociais um negócio lucrativo. Para aumentar o engajamento dos assinantes em qualquer uma das redes sociais, especialistas subsly.com postou algumas notas úteis.

E é aqui que as dúvidas começam a surgir. Perguntas como: “O que é engajamento?”, “Como faço para ter mais seguidores?” e tantas outras. Então, aqui vão algumas dicas para aumentar seus seguidores nas redes sociais.

Tenha uma estratégia para suas redes sociais

Assim como em qualquer negócio, é necessário montar uma estratégia, um planejamento para a construção e utilização das redes sociais. Você precisa decidir quais as plataformas digitais de sua preferência e dedicar-se a elas.

Seja Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, LinkedIn, Pinterest, Tik Tok, Snapchat, etc. O importante é conhecer a usabilidade das redes que irá utilizar, montando um plano de marketing digital.

E para iniciar esse plano, é preciso responder ao seguinte questionamento: “Qual é o seu principal objetivo com esta rede social? A partir desta resposta é que o seu planejamento será montado e suas metas estabelecidas.

Para alguns, o uso das redes sociais pode ser para aumento das vendas de produtos e serviços. Por exemplo, o Instagram é uma importante rede social para o desenvolvimento de negócios. Para outros pode ser impulsionamento da marca, ou até mesmo gerar tráfego para o site da empresa.

Com base nestas informações, parte-se para a próxima etapa, que é definir seu público-alvo. Quem são, onde vivem, qual sua idade, qual sua ocupação, do que gostam e do que não gostam.

Conhecer o público-alvo é fundamental para uma boa estratégia de marketing digital, pois possibilita estar mais próximo a estas pessoas, tornando suas publicações relevantes para os seus potenciais seguidores.

Além disso, compreender o público-alvo também fornece informações sobre quais as redes sociais que eles mais utilizam. O que ajuda na tomada de decisão sobre quais os canais em que a sua marca se fará presente.

Cause uma primeira boa impressão

Montar um perfil de qualidade exige tempo e dedicação, mas que faz toda a diferença na hora de conquistar seguidores e gerar envolvimento. Imagens de qualidade e informações relevantes são sempre bem-vindas. 

Uma boa imagem de perfil e uma biografia bem descrita são fatores cruciais para atrair e reter seguidores. Além de ajudar a sua página a aparecer com maior relevância nas pesquisas e ser descoberto por mais pessoas. 

As redes sociais são basicamente visuais. Ou seja, elas são estruturadas por imagens. Então, apostar em fotos e designs de qualidade e bem formados é outro ponto para aumentar o seu número de seguidores. 

Mas lembre-se que as informações descritivas para estas imagens são tão importantes quanto. Pois não basta postar uma foto e não dizer nada sobre ela. Nem todos tem a percepção de interpretar algo apenas pela imagem. 

Então, um bom texto também é relevante para as suas métricas de engajamento. Cuidados como erros de ortografia, evitar o uso de palavras de difícil compreensão, bem como de palavras ofensivas e que possam gerar agressão. 

Ou seja, utilizar o bom senso na hora de montar as suas postagens. Tenha como base as informações do seu público-alvo, mas também considere aquilo que é agradável para você, que lhe chama a atenção em outros perfis. 

O bom uso de hashtags (#) também deve ser considerado no momento da publicação dos posts. Nem a mais e nem a menos, mas na medida certa. E para isso, cada rede social tem a sua limitação. 

Faça um benchmarking

Conhecer os seus concorrentes lhe ajuda a saber quais as práticas adotadas que podem lhe proporcionar ganho superior. É uma forma de você ser mais assertivo, evitando alguns erros e podendo melhorar sua estratégia.
Mas cuidado: conhecer seus concorrentes não quer dizer imitá-los! Mas sim estudar a estratégia que eles utilizam para que você possa montar a sua. Tente perceber o que as outras marcas fazem que geram resultados positivos.

Uma boa dica está em saber quais os melhores dias e horários para fazer suas publicações. Essa métrica é bastante variável e você terá que fazer o acompanhamento diário das suas redes sociais.
Pois o que pode funcionar perfeitamente em uma rede social, pode ser um completo desastre em outra rede. Ou seja, o melhor dia e horário para postar no Facebook é completamente diferente do Twitter, por exemplo.
Assim como o tipo de postagem também é diferente em cada rede social. A linguagem e o tom de voz utilizados são específicos para cada uma das plataformas digitais, o que requer conhecimento.
Por isso, estudar os seus concorrentes ou as páginas que podem lhe servir de inspiração é fundamental. Pois, provavelmente, elas já devem ter passado por situações de erros que você não precise passar, não é mesmo?

Quer seguidores? Interaja!

A interação é outra forma de conquistar seguidores. Quem é que não gosta de se sentir importante e participativo? Então, quando seus seguidores ou os possíveis seguidores lhe enviam mensagens, responda!
Mesmo que estas interações sejam negativas ou venham em tom de críticas. Além de ser um aprendizado, você estará demonstrando que se importa com aquela opinião e que está aberto a conversa.
E seja ágil nesta interação. Com a tecnologia cada vez mais rápida e acessível, não há desculpas para o depois. O retorno deve ser o mais breve possível e sempre de maneira cordial e gentil, colocando-se à disposição.
Seguir de volta alguns perfis também é outro ponto a ser considerado, pois demonstra empatia. Além, claro, de seguir páginas de influenciadores e autoridades que sejam relevantes para o seu perfil.
Outra forma de gerar interação, engajamento e conquistar mais seguidores é por meio de sorteios. Os sorteios são formas simples para aumentar o número de seguidores, desde que sejam bem realizados.
Também a criação de um calendário editorial é uma boa tática para elevar a quantidade de seguidores. Pois você pode antecipar acontecimentos, gerando atenção do público para sua página.
Faça uso de ferramentas desenvolvidas pelas próprias plataformas, como os stickers disponíveis nos stories do Instagram. Muitas vezes, eles são específicos de datas e acontecimentos comemorativos e ajudam no ranqueamento da sua rede social.

Faça o monitoramento das suas redes sociais

De nada adianta ter um perfil bem estruturado, um feed harmonizado e muitos seguidores se você não faz o correto acompanhamento. É preciso saber se as suas redes sociais estão produzindo o engajamento correto.
Praticamente, todas as redes sociais possuem suas próprias ferramentas de Analytics, onde é possível analisar estas métricas. Além disso, existem outras plataformas que auxiliam neste tipo de monitoramento.
Pois a correta mensuração destes dados é que poderá lhe embasar para as próximas estratégias em suas redes, além de garantir o alinhamento com o seu público.

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