Com prazo para definir reforços revelado por Mano, veja quais são as posições carentes no Bahia

Após a derrota por 1 a 0 para o Atlético-GO, Mano afirmou que a partida contra o Timão será uma espécie de “ultimato” para definir como o Bahia vai agir no mercado.

Nosso limite que estabelecemos é o jogo contra o Corinthians. Depois disso teremos uma parada de dez dias. Existe essa ideia, mas temos que saber onde vamos atacar, com quem vamos contar, os setores que precisamos encontrar soluções que não estejam aqui.

Já ficou muito nítido que Mano não vai expor quais são as posições que ele considera que necessitam de reforços, uma postura inteligente para não criar atrito com o grupo no início de trabalho.

Só que é nítido, também, que a zaga é o principal problema do Bahia. Os números mostram isso: foram 15 gols sofridos em nove partidas. Só não é a defesa mais vazada do campeonato porque o Bragantino, que tem um jogo a mais, levou 16.

Das opções para o setor, o único com cadeira cativa no time titular é Juninho, que, ainda assim, não vive sua melhor fase e até foi expulso contra o Dragão. Após algumas falhas, Lucas Fonseca perdeu a posição para Ernando. Contratado no ano passado, Wanderson não agradou.

É claro que o setor defensivo como um todo é responsável por evitar os gols. Cabe aos volantes, por exemplo, fechar os espaços na intermediária defensiva para que não deixem os zagueiros expostos, algo que não tem sido bem executado. Nada que Mano Menezes, especialista em montar defesas, não consiga ajustar tendo como opções Gregore, Ronaldo e Edson, além de Jadson e Elton, esses dois muito questionados.

Os laterais também não estão em grande fase, mas já demonstraram que podem ajudar, sobretudo Nino, na marcação, e Juninho Capixaba, participando do processo de construção ofensiva.

No gol, Douglas dá conta do recado. Mateus Claus passou na frente de Anderson e agora é a segunda opção, mostrando segurança quando exigido.

Por falar em construção ofensiva, do meio para frente, o Bahia conta com Daniel, Rodriguinho e ganhou o reforço de Ramires. São jogadores com características diferentes e que podem servir bem em mais de um esquema que venha a ser utilizado por Mano.

 No ataque, Clayson não rendeu o esperado, enquanto Rossi não conseguiu encaixar uma boa sequência. É possível que esteja no radar um atacante de beirada, incisivo e de bom drible. Mas é bom lembrar que Marco Antônio teve poucas oportunidades, embora tenha correspondido sempre que solicitado.

Com a “seca” de gols de Gilberto e a inexperiência de Saldanha, além da saída de Fernandão, o Bahia deverá ir ao mercado em busca de um centroavante que possa fazer sombra ao artilheiro da equipe e eventualmente substituí-lo.

A partida contra o Corinthians, nesta quarta, está marcada para 21h30 (horário de Brasília). *GE

Foto: EC Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close