Colunista Rosy Oliveira: “A influência das relações dentro e fora do ambiente de trabalho”
Ter uma boa oportunidade de trabalho ainda é o desafio para quase 13 milhões de brasileiros, mas o que é de fato uma “boa” oportunidade de trabalho? É àquela oportunidade que oferta um salário atrativo, com benefícios competitivos? Nem sempre!
Pesquisas apontam que as motivações por salário para que um trabalhador se mantenha em seu emprego, está em 4º lugar dentre outros fatores que o levariam a sair, da mesma forma que, os que estão em busca de uma oportunidade nem sempre utiliza o salário como parâmetro para decisão, ou seja, existem fatores mais impactantes que fragilizam a permanência dos empregados, como também o interesse dos mesmos na busca de uma vaga, esse fator chama-se “clima organizacional”.
O clima é nada mais nada menos, do que as relações entre os colaboradores da empresa, sim… Isso mesmo. Relações essas que tem uma influência direta e indireta com as pessoas, com a gestão, com a carreira, benefícios, salários, principalmente entre os que fazem parte dela: gestores, diretores e demais. Porém lidar com a complexidade das relações humanas no meio social já é delicado, porém dentro das corporações mais delicado ainda.
Quem nunca já passou por experiências em lidar com pessoas desonestas, injustas, que estão mais interessadas em procurar intrigas, perseguições, do que de fato dar resultado na empresa? E pior ainda, e quando esta “fama” de empresa com clima ruim se espalha, a ponto de quem está à busca de emprego, nem se interessar na oportunidade? Tipo assim “melhor estar desempregado do que trabalhar lá”, esse cenário é tão comum quanto se imagina!
Estar em um ambiente hostil e desmotivante, é sofredor! Assim:
– Em caso extremo, veja a possibilidade de buscar outra oportunidade;
– Aprenda a ter maturidade profissional, não se envolva com pessoas que tem caráter duvidoso na empresa;
– Se afaste de comentários, críticas ou situações de fofoca;
– Procure manter uma boa relação com os seus colegas;
– Se está desmotivado, procure seu gestor. Tem críticas, procure seu gestor;
– Tem alguém te perseguindo ou prejudicando? Converse com esta pessoa, ou sinalize para seu gestor sobre esta situação;
– Nunca busque oportunidade de emprego em empresa que não tem um bom clima, ou não tenha boas relações, pois você tende a durar pouco nela, será infeliz e improdutivo;
– Em situações de conflito, pratique o diálogo;
– Seja transparente e ético, pois em caso de comentários maldosos, ninguém vai questionar sobre o seu caráter;
– Ambiente de trabalho é para produzir, dar resultados e não para fazer amizades, isso pode até ser uma consequência da relação, mas mesmo assim, tenha muita cautela;
– Pressão, cobrança faz parte do ambiente das empresas, mas com respeito e parceria, tudo será melhor!
Quando estamos em uma empresa, podemos fazer dela o melhor lugar para estar, porém quando buscamos emprego este ambiente é desconhecido, assim, a dica é:
– Procure informações necessárias sobre a empresa, sua reputação, relações, enfim, você não encontrará tudo, mas o suficiente para saber se posicionar quanto a sua necessidade de trabalhar.
O segredo é: seja parceiro, treine, oriente, respeite, siga as regras, se informe faça do seu ambiente o melhor, assim todos, nesse “movimento” construirá uma ambiente saudável e produtivo.
Rosi Oliveira possui 17 anos de experiência na área de RH com atuação em grandes empresas nacionais e multinacionais. Mestre em Desenvolvimento Humano, Especialista em Gestão de RH, Analista Comportamental e Coaching pela Sociedade Latino Americana de Coaching – SLAC Atualmente é Diretora executiva da Personnes – Soluções em Gestão de RH e Professora de pós graduação da UNIFACS nos cursos de MBA em Gestão de Pessoas e Especialização em Liderança estratégica.