Colunista Joice Vancoppenolle: “CHAMPAGNE, a rota da felicidade”

 

por Joice Vancoppenolle

O champanhe é produzido na região administrativa de Champagne-Ardenne, cuja capital é Épernay. Foi próximo a Épernay, no povoado de Hautvillers, que os monges Dom Pérignon e Dom Ruinart se esforçaram muito para domar os vinhos que fermentavam novamente nas garrafas, fazendo-as explodir. (Fonte : Wikipédia).

Reims é a porta de entrada e também a maior cidade da região de Champagne. Poucas pessoas sabem, mas Reims possui o título de “Grandes Cidades das Artes e História” dado pelo governo francês.

Épernay é considerada a capital do Champagne, porque é o principal ponto comercial do produto. A cidade mantém cerca de 200 milhões de garrafas de champanhe nos 110 km de suas adegas subterrâneas.

A principal atração em Épernay é a Avenue de Champagne, uma rua que leva o nome dos principais produtores de champanhe do mundo, localizados em sua extensão. Moët & Chandon, Mercier, De Castellane e Lafond são alguns dos nomes reconhecidos nesta avenida.

As principais casas de champanhe são :

 

Casa Ruinart (primeira casa da história, em 1729)

Casa Perrier-Jouët

Casa Billecart-Salmon

Casa Veuve Clicquot

Casa Don Pérignon

Moët & Chandon

Casa Krug

 

Não podemos, no entanto, deixar de mencionar que há mais de 15.000 viticultores na região. Alguns vendem sua produção de uvas para diferentes marcas de champanhe, enquanto outros produzem seus próprios Champagnes.

Quando decidi visitar a região de Champanhe, eu já tinha em mente fazer uma rota diferente daquelas tradicionais, onde todos preferem visitar as grandes casas com seus nomes famosos. Fiz uma viagem de carro percorrendo a rota turística e assim que vi uma vinícola encantadora, parei e disse: « é aqui ».

A escolhida foi a casa de champanhe CHRISTOPHE HERBELET, fica localizada em Chaumuzy no coração do Vale de Ardre, entre as cidades de Reims e Épernay . A propriedade dispõe de trinta e três hectares e colheita totalmente manual.

Fomos recebidos pelo proprietário, um jovem de vinte e poucos anos, bisneto do fundador, pois a vinícola já está na quarta geração. Ele nos contou um pouco da história da família e sua relação com o Champagne, realmente espetacular, porém muito longa para relatar por inteiro, mas posso dizer que pude degustar e adquirir algumas garrafas, porque apesar do Champagne CHRISTOPHE HERBELET ser um pequeno produtor, sua qualidade é excepcional. APROVADO!

Fiquei satisfeita por ter optado por uma visita a um pequeno produtor em vez de ter desfrutado do glamour da Mouet & Chandon, por exemplo. Muitas vezes, nos apegamos a coisas por causa da marca e deixamos de descobrir experiências fantásticas.

 

CURIOSIDADAES :

 

O champanhe é obrigatoriamente produzido com as uvas chardonnay, pinot noir e pinot meunier.

 

Champagne ou Champanhe?
A palavra champanhe em português tem sua origem na palavra francesa champagne.

 

A palavra foi aportuguesada com base na pronúncia e nas regras da língua portuguesa.

 

Há uma pequena polêmica com relação ao gênero da palavra champanhe. Alguns estudiosos afirmam que champanhe é um substantivo masculino e outros afirmam que champanhe é um substantivo de dois gêneros, sendo então, correto dizer o champanhe ou a champanhe.

Vale lembrar que, esses estudiosos defendem que a palavra champanha, forma variante de champanhe, mesmo terminada na vogal a, é um substantivo masculino, logo o certo, neste caso, seria o champanha.

 

Todo Champanhe é espumante. Porém nem todo espumante é Champagne. Para ter o nome Champagne em seu rótulo, a bebida precisa ser produzida e engarrafada nessa região de mesmo nome. Em reconhecimento a sua rica história, os vinhedos de Champagne são considerados uma denominação de origem controlada.

Todo champagne de origem controlada, tem esse nome escrito na vertical em seus gargalos.

 

Ficou curioso ?

Visite o site da casa de champagne

CHRISTOPHE HERBELET

www.champagnechristopheherbelet.fr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com