Colegas e amigos homenagearam Professor Leonival, na Celebração de 7º dia.

 

Nessa terça feira 17/09 houve uma celebração de 7º dia, do professor Leonival Ferreira de Araújo. Com esmero Jeová Avelar, Dinha e Renato (Baratão) organizaram a celebração em homenagem ao professor. Um momento saudades sim tristeza não.

Vários relatos de exultação. contentamento, dos feitos deste maravilhoso ser; cantando louvores e músicas populares que o mesmo gostava, citando várias frases que costumeiramente ele pronunciava.

Algumas pessoas usaram da palavra para homenageia-lo.  Dentre elas a Secretaria de Cultura Janete Volmery relatando sobre o ser culto, inteligentíssimo que ele foi, Leonival se despia das coisas materiais, que ele ia sempre o Acervo da Câmara e a Secretaria de Turismo procura-la e realizava resgates históricos de nossa cidade que muitos não sabiam; todo esse acervo do saber, que ele possibilitou a mesma pretende citar em seu livro. Cremilda Lopes professora, que também foi Diretora do COESVA Centro Educacional de Valença; em que Leonival fez parte do quadro de docente; relatou sobre um homem que já penava muito além a época em que vivia; um desbravador, ousado em suas ações, no sentido do fazer grandioso e belo.

A Prof.ª Edna Xavier citou que ele era uma pessoa excepcional, e ultimamente constantemente se reunindo com o professor, organizando uma culminância de um projeto, resgatando o samba de roda na Guaibim. E o mesmo se disponibilizou a contribuir.

Profº Edilton Arandiba ratificou as palavras dos colegas que já haviam se pronunciado e ressaltou que Leonival era um colega que no dicionário não havia mais significados referentes o mesmo. Salientou que ele era um homem tão prestativo que certo dia ele estava sem carro e Leonival chamou um Taxi e solicitou que o motorista levasse Ediltom ao local que pretendia ir; um ser com um olhar apurado que percebia as necessidades do outro.

Prof.ª Dilza Bulção  relatou que Leonival foi uma pessoa que não demonstrava grandeza, uma pessoa cuidadosa que  a visitava  sempre  e lembrava do seu aniversario ; Um homem  de muita fé;  que  falava sobre a Bíblia e salientou que gostava muito dos Salmos 20 e 130 no momento a mesma leu o salmo 130.

O Advogado Salvador, falou que desde a infância conhecia Leonival, eram muito amigos e que em todos os anos reza o Santo Antônio nas casas de pessoas amigas e Leonival sempre participou.

Representando os alunos Selma Elói falou que ele foi um professor de filosofia maravilhoso que contribuiu com seus alunos, levando-os a refletir. Que se vestia de maneira simples e muitos criticavam.

Jeová Porto evidenciou o quanto Leonival foi importante para a Igreja Católica de Valença e como a defendia; que o mesmo tinha seu aval em realizar seus projetos tão visionários, em termos de ornamentação na Igreja de São Pedro. E que queria tudo muito lindo!                                                                 Foram relatos pessoais de colegas e amigos referentes a fatos que evidenciavam o saber, solidariedade, bem como a espontaneidade em doar, e doar-se analisando as situações singulares de cada um buscando soluciona-las.

Por Joceli Melo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close