Cidades do baixo sul estão no Mapa do Turismo Brasileiro

Por Joberth Melo | Atualiza Bahia

Cidades do baixo sul da Bahia foram certificadas pelo Ministério do Turismo. Cairu, Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Maraú, Taperoá e Valença integram assim o Mapa Turístico Brasileiro de 2017-2019, que reúne 3.285 destinos turísticos brasileiros.

O Mapa do Turismo Brasileiro também conta com um instrumento que mede o desempenho econômico dos municípios brasileiros no setor. No ranking, que vai de A a E, Cairu foi a única cidade a ocupar a posição A na Costa do Dendê. Na Bahia, quatro tiveram a posição A: Cairu, Salvador, Porto Seguro e Mata de São João.

Segundo o prefeito Fernando Brito, a certificação é necessária para que Cairu possa cadastrar projetos e pleitear recursos junto ao Ministério do Turismo.

Em Camamu, um trabalho de capacitação e qualificação foi alguns dos fatores para a certificação do município. Conforme o secretário do Turismo, Cássio Silva, a gestão tem intensificado a capacitação, a inserção e mobilização das empresas que trabalham com turismo, a fim de qualificar o atendimento ao turista.

Entre os destinos mais procurados na Costa do Dendê estão Morro de São Paulo e Boipeba, em Cairu, as ilhas que compõem a baía de Camamu, a Cachoeira de Pancada Grande, em Ituberá; Barra Grande em Maraú, e a Praia de Guaibim, na cidade de Valença.

O Mapa do Turismo é um instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo. As cidades foram indicadas por órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, conforme informações do Ministério do Turismo.

Atualiza Bahia
Foto: Reprodução/Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *