Cartilha orienta médicos a agir em situações de emergência durante voos




Uma cartilha intitulada de “Medicina aeroespacial: orientações gerais para médicos a bordo” será lançada nesta segunda-feira (12) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

O documento será disponibilizado para pacientes, médicos e companhias de aviação e traz informações sobre como agir em casos de emergências médicas durante um voo. “Hoje as estatísticas mostram que quase 3 bilhões utilizam o transporte aéreo anualmente. Metade da população está voando, então temos que ter cuidado mesmo”, disse o coordenador da Câmara Técnica de Medicina Aeroespacial do CFM, Emmanuel Fortes em entrevista à Agência Brasil.

Mesmo que os tripulantes recebam treinamento para situações de emergência, a ajuda de passageiro médico a bordo pode ser solicitada em casos mais graves. Segundo a CFM, os problemas de saúde que mais ocorrem são desmaios, sintomas respiratórios e cardíacos, convulsões, náuseas, vômitos e reações alérgicas.

Ainda conforme a CFM, as ocorrências médicas são decorrentes de estresses fisiológicos relacionados à altitude, e podem agravar-se com doenças preexistentes dos passageiros.

Foto: Getty Images

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *