Caravana do Defeso chega ao bairro do Tento nesta quarta-feira (19)
(Reprodução)
A Caravana do Defeso é uma ação coordenada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente – Sema, e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema, com a colaboração das prefeituras locais.
Aqui em Valença, a ação vai estar na próxima quarta-feira (19), às 9 horas, na antiga sede da Associação de Pescadores, a ABESCA A 32, Bairro do Tento, levando informações através de rodas de conversa entre especialistas e populares, sensibilizando sobre o período de defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), quando a captura, transporte, beneficiamento e comercialização dos crustáceos ficam proibidos, reforçando a proteção da espécie e ciclo reprodutivo.
Neste ano, o período do defeso ainda vai acontecer nas datas de 27 de fevereiro a 4 de março e de 29 de março a 2 de abril. Além disso, conforme a Portaria IBAMA n° 034/2003, é proibida a captura de fêmeas entre 1° de dezembro e 31 de maio, e a captura de fêmeas ovadas com menos de 6 cm de carapaça (casco) durante todo o ano. Essas determinações garantem a continuidade da espécie e renovação da população desses animais em seu habitat.
Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, os comerciantes que trabalham com a venda do crustáceo devem declarar a relação detalhada dos estoques de animais vivos, congelados, pré-cozidos, inteiros ou em partes ao Instituto até o último dia útil antes de cada período do defeso.
SECOM PMV