Capacete tem validade? Veja a hora certa de trocar o seu

Quem é motociclista sabe: com segurança não se brinca. Por isso, é preciso ficar atento à hora certa de trocar seu capacete.

A primeira dica é fazer a troca sempre que o capacete enfrentar alguma queda. Ou seja, se você sofreu algum acidente e tocou o capacete no solo ou contra um veículo, mesmo que não seja uma pancada tão violente, você deve realizar a substituição. Porém, é importante dizer que não basta um acidente pra torná-lo incapaz pra uso, uma simples queda em casa de uma altura de pelo menos 1,5 metros, por exemplo, poderá acabar com a vida útil do objeto.

Uma dúvida frequente entre os motociclistas é se ultrapassar o prazo de uso de três anos em alguns capacetes, por iniciativa dos fabricantes, é motivo pra ser autuado. A resposta certa neste caso, seria não. O Código de Trânsito brasileiro não faz nenhuma menção à prazo de validade para capacete de moto, isso porque ele não se trata de um produto perecível. Sendo assim, a etiqueta é uma mera sugestão.

Outras dicas importantes é que seu capacete seja trocado quando o enchimento interno não estiver mais firme e ele ficar girando na cabeça ou quando não apresente peças originais, sem contar que é imprescindível que ele possua o selo do INMETRO, caso não tenha, a troca precisa ser feita com urgência, pois além do risco de atuação, a sua segurança também corre risco. *Moto10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close